Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Me explica Creditas
O termo pode parecer estranho, mas ele pode trazer uma série de vantagens para você. Entenda agora o que significa um carro estar alienado.
por Portal Exponencial
Atualizado em 16 de agosto, 2023
Quer saber o que é o carro alienado? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo que precisa saber para entender o signficado de carro alienado e como saber se um veículo está nessa situação.
Quando uma pessoa oferece o veículo como garantia de empréstimo ou financiamento, significa que deixou o carro alienado. É chamado assim por estar envolvido na alienação fiduciária. E alienar um bem não é coisa de outro mundo: muitas pessoas aqui na Terra usam esse recurso para fugir dos juros estratosféricos dos bancos.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Use seu carro ou imóvel para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% ao mês +IPCA e até 240 meses para pagar.
Para isso, você aliena o veículo, ou seja, assegura o pagamento com um veículo por meio de um contrato com a instituição financeira. O bem fica em garantia até você quitar todas as parcelas.
Mas, você deve estar se perguntando qual a vantagem de comprar um automóvel nessa situação. Isso reduz bastante o risco de inadimplência para a empresa e, por isso, você consegue juros menores. E o melhor: a posse continua sua e, portanto, pode usá-lo como quiser mesmo antes de quitar.
Para facilitar sua jornada nesse universo, confira os principais tópicos desta matéria:
Quem já comprou um carro na vida com toda certeza já se deparou com o termo "alienado". Ter um carro alienado quer dizer que aquele veículo foi colocado como garantia em um empréstimo ou que ainda não teve seu financiamento completamente quitado. Ele fica alienado, pois o banco ou financeira se torna dono do bem até que a dívida seja paga.
No caso dele estar alienado por um empréstimo, a instituição entende que ao oferecer o veículo você tem condições de arcar com o pagamento, sendo assim o risco de inadimplência diminui e ela pode oferecer condições de pagamento diferenciadas.
Assim, se você pode usar um carro como garantia para realizar seu planos você consegue juros menores e até mais prazo. Além disso, pode trocar débitos com juros exorbitantes, como cheque especial e cartão de crédito, pelas taxas reduzidas do empréstimo com garantia.
O lado bom de obter um carro alienado é o preço mais baixo que um novo. Você consegue economizar bastante - ainda mais se escolher quitar a dívida com a instituição e esta for proporcional ao seu bolso.
Quem for comprar o veículo necessariamente deve saber o tamanho real da dívida se optar por assumi-la. Analise sua situação financeira e esteja certo de que tem condições para arcar. O ideal é optar pelo pagamento à vista para evitar os juros do parcelamento.
Mas, tanto para adquirir o carro quanto para vendê-lo é fundamental estar com todos os documentos atualizados. Esteja atento principalmente se tem IPVA atrasado, multas e se o licenciamento está em dia. Você pode contratar um despachante de sua confiança para checar. Se houver alguma pendência, qualquer uma das duas partes pode quitar.
Antes de fechar negócio avalie também o estado de conservação do automóvel para não ter surpresas desagradáveis depois. Não deixe de verificar a situação legal e o registro no Detran da sua cidade. E não deixe de conferir cada detalhe do contrato na hora da transferência.
Hoje em dia diferentes instituições oferecem esse tipo de empréstimo, não só bancos e financeiras. Empresas cada vez mais tecnológicas e focadas em finanças, chamadas fintechs, têm se tornado especialista nisso.
O objetivo dessas companhias é romper com os juros elevados do Brasil e facilitar o acesso ao crédito. Você não precisa mais ir até uma agência bancária e enfrentar filas só para solicitar. É possível fazer parte da contratação pela internet e economizar tempo.
Esse é o caso da Creditas, uma fintech com experiência em empréstimo com garantia. Você pode alienar o veículo e conseguir até 90% do valor total dele, com taxas a partir de 1,49% ao mês. O prazo para quitar chega a 60 meses e as parcelas se iniciam em apenas R$ 151/mês..
Se quiser, é possível fazer uma simulação de empréstimo agora mesmo.
Se precisar de quantias ainda maiores, pode deixar seu imóvel em garantia e receber até 60% do que vale. A taxa de juros mensal começa em 1,09% a.m + IPCA e você pode ter 240 meses para pagar.
Abaixo você confere as respostas para as principais dúvidas sobre carro alienado.
Placa do carro e Renavam: para identificar um carro alienado você vai precisar da placa do carro e do número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), encontrado no documento do automóvel.
Site do Detran: depois, é só entrar no site do Detran da sua cidade. Clique na aba “Veículos” e em seguida em “Pesquisar débitos e restrições em veículos”. Nesse espaço você deve inserir o Renavam e a placa.
Com isso, você também pode checar se o automóvel está envolvido em outras dívidas. Mas, não tem acesso ao valor e ao número de parcelas restantes. Para saber isso, é preciso entrar em contato com a instituição responsável pelo empréstimo.
Sim, um carro alienado não impede você de usufruir do seu bem. Se você tem dúvidas sobre esse tema, confira no vídeo abaixo como isso funciona.
;feature=emb_titleSim. Na verdade, deixar o automóvel em alienação fiduciária não impede o dono de usufruir do bem como quiser, já que continua com a posse direta. Mas, para isso, uma das partes envolvidas na negociação precisa quitar a dívida com a empresa credora para então a propriedade deixar de ser garantia e poder ser vendida.
Temos um guia completo para você tirar suas dúvidas sobre vender ou comprar um veículo alienado.
Você precisa quitar a dívida com o banco ou instituição financeira. A baixa do gravame na base estadual é realizada eletronicamente pela instituição financeira assim que quitada a dívida. Em caso de veículo registrado no Estado de São Paulo com a informação no Sistema Nacional de Gravames ainda não atualizada, entre em contato com a instituição financeira ou procure uma unidade de atendimento do Detran no seu Estado.
Quem vai comprar um carro alienado deve consultar se existem multas e impostos atrasados como IPVA e DPVAT. Isso é importante para evitar que você assumar dívidas do antigo proprietário. Isso é muito importante, porque dependendo do valor do modelo é capaz que essas multas e impostos possam pesar muito no seu bolso.
E você, já sabe tudo sobre carro alienado? Ainda tem alguma dúvida? Compartilha com a gente nos comentários.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.