Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Controle Financeiro
Estudo da Agência Autoinforme indica os automóveis com melhores preços de revenda. Confira a lista e saiba o que faz um veículo depreciar
por Portal Exponencial
Atualizado em 11 de fevereiro, 2021
Um dos principais pontos que devem ser considerados no momento de adquirir um carro é o seu potencial de desvalorização . Assim como questões técnicas - motor, direção, sistema elétrico, e etc -, o quanto o veículo depreciará ao longo dos anos é fundamental para avaliar se a compra valerá a pena no longo prazo.
Essa questão se torna ainda mais relevante pela importância dos carros no Brasil. Só no Estado de São Paulo, por exemplo, o número de automóveis atingiu 18,7 milhões em junho de 2018, um acréscimo de 3% quando comparado com o mesmo período de 2017, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo - mesmo em um período de recessão econômica e crise no setor automotivo.
Além disso, o carro ainda é o meio de transporte mais utilizado em grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro. Uma pesquisa feita pelo ZAP Imóveis no ano passado mostra que 50% das pessoas entrevistadas nas duas cidades ainda usam o automóvel como principal meio de locomoção. Na sequência, aparecem os meios de transporte público, como ônibus e metrô.
Para contribuir com essa questão, a Agência AutoInforme em parceria com a Textofinal de Comunicação faz um levantamento anual cuja finalidade é apontar quais são os carros que menos desvalorizaram após um ano. A análise considera os 110 modelos zero quilômetros mais vendidos no mercado, fabricados por 24 empresas/marcas em 18 categorias. O levantamento se baseia na cotação da Molicar/KBB, observando outras cotações do mercado, assim como sites de classificados de automóveis.
Desse montante, o Jeep Compass foi o campeão geral da 5ª edição do Selo Maior Valor de Revenda, publicada em novembro de 2018. O utilitário esportivo se destacou e faturou o primeiro lugar dos carros que menos desvalorizam durante um ano. Sua depreciação foi de 7,3% ao longo do período da análise.
Já o segundo lugar ficou com o Prisma, da Chevrolet, que durante um ano desvalorizou apenas 7,8%. O Kwid, da Renault, apareceu na terceira colocação com depreciação de 8,4% em um ano.
Para compreender a fundo a desvalorização dos veículos, o estudo avalia as diversidades que ocorreram no mercado durante a época da cotação. São levados em consideração pontos como a disponibilidade do produto, os bônus concedidos pelas fábricas - e repassadas ao consumidor. Além disso, a agência AutoInforme também elimina algumas distorções de preços decorrentes dessas ações.
Outro ponto a ser considerado é que a análise elimina carros que tiveram modificações na linha ao longo dos últimos doze meses, assim como retiraram do estudo os modelos que saíram de linha. Por isso, é importante ficar atento as novidades do veículo que você tem interesse em adquirir. Assim, você entenderá se ele poderá desvalorizar mais rápido que o normal.
Diferente do que ocorre com outros bens, como um imóvel, que pode valorizar ainda mais depois de um tempo, os carros já saem da concessionária valendo menos do que o proprietário pagou. Esse fenômeno é natural e está atrelado a alguns fatores, principalmente a sua preservação e manutenção.
Segundo a análise realizada pela AutoInforme, a depreciação ocorre, principalmente, por conta da marca; da sua imagem junto ao cliente/consumidor; tamanho do veículo; estrutura da rede de revendedores; cuidado que a marca tem em relação ao pós-venda; origem do automóvel; do volume desse automóvel disponível no mercado de usados; da liquidez do veículo e, claro, da aceitação do modelo no mercado em si.
Para fazer seu carro depreciar menos, é importante ficar atento à algumas questões, como a quilometragem; ausência de equipamentos que normalmente teria em veículos similares, como câmbio automático, teto solar, central multimídia, e etc. O estado geral do automóvel e sua conservação são fatores que contribuem para que ele não desvalorize muito no mercado, bem como a utilização de peças originais quando for fazer a manutenção.
Atentar-se ao que está em alta no mercado também é uma maneira de evitar adquirir um veículo com grande potencial de desvalorização. Atualmente, as SUVs estão com a popularidade em alta e são muito procuradas pelos brasileiros.
Confira, a seguir, os 10 carros menos desvalorizaram durante um ano, independentemente de sua categoria:
Marca: Jeep
Depreciação: 7,3%
Marca: Chevrolet
Depreciação: 7,8%
Marca: Renault
Depreciação: 8,4%
Marca: Peugeot
Depreciação: 8,7%
Marca: Hyundai
Depreciação: 8,9%
Marca: Ford
Depreciação: 9,0%
Marca: Toyota
Depreciação: 9,2%
Marca: BMW
Depreciação: 9,3%
Marca: Chevrolet
Depreciação: 9,3%
Marca: Ford
Depreciação: 9,4%
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.