Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Me explica Creditas
Veja algumas dicas essenciais para proteger seus dados financeiros contra fraudes.
por Leonardo Cruz
Atualizado em 8 de junho, 2024
A clonagem de cartão de crédito é um crime crescente que pode causar grandes prejuízos financeiros e emocionais para as vítimas. Proteger seus dados e estar atento às medidas preventivas são passos essenciais para evitar essa fraude.
Este artigo aborda como a clonagem ocorre, as técnicas utilizadas pelos criminosos e oferece dicas práticas para proteger seu cartão contra esse tipo de golpe.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Use seu carro ou imóvel para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% ao mês +IPCA e até 240 meses para pagar.
A clonagem de cartão de crédito é uma fraude onde criminosos obtêm ilegalmente os dados do cartão de crédito de uma pessoa para realizar compras fraudulentas em seu nome. Esse tipo de crime pode acontecer tanto online quanto em transações físicas.
Fraudadores utilizam as seguintes técnicas para clonar cartões:
Entender como a clonagem de cartão de crédito ocorre e adotar medidas preventivas são essenciais para proteger seus dados financeiros e evitar fraudes.
Você já recebeu uma notificação de uma compra realizada no seu cartão, mas não lembra de ter efetuado essa compra? É muito provável que seu cartão de crédito tenha sido clonado. No Brasil, cerca de 3,65 milhões de consumidores já sofreram algum prejuízo devido à clonagem de cartão, segundo números de uma pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Listamos algumas dicas de como evitar que você sofra com esse golpe.
Para aumentar a segurança, utilize cartões virtuais gerados pelo seu banco. Esses cartões têm numeração temporária, o que dificulta a ação dos criminosos.
Ao realizar compras em lojas físicas ou usar caixas eletrônicos, cubra o teclado ao digitar a senha. Isso evita que câmeras escondidas captem suas informações.
Nunca entregue seu cartão a terceiros, mesmo que pareçam confiáveis. Insista em acompanhar a transação e manter o cartão sempre à vista.
Monitorar frequentemente sua fatura ajuda a identificar transações não autorizadas rapidamente. Qualquer compra desconhecida deve ser reportada ao banco imediatamente.
Golpistas podem se passar por funcionários do banco e solicitar dados do seu cartão. Não forneça informações por telefone; em caso de dúvida, ligue diretamente para o banco.
Prefira utilizar cartões de crédito em lojas conhecidas e confiáveis. Pequenos estabelecimentos podem ter máquinas adulteradas para clonar seus dados.
Ativar a autenticação em duas etapas no seu banco e aplicativos financeiros adiciona uma camada extra de segurança, dificultando o acesso não autorizado.
Adotar essas práticas pode ajudar a proteger suas informações financeiras e reduzir o risco de ser vítima de clonagem de cartão de crédito. Ficar atento e agir preventivamente é a melhor forma de garantir a segurança das suas transações.
A melhor arma para evitar ser vítima de golpes financeiros é o conhecimento. Para te ajudar preparamos um guia completo com os principais golpes financeiros e como evitá-los.
Descobrir que seu cartão de crédito foi clonado pode ser alarmante, mas existem sinais e medidas que podem ajudar a identificar essa situação rapidamente. A seguir, algumas dicas para reconhecer se seu cartão foi clonado e o que fazer a seguir.
Esses são alguns dos indicativos que podem levar você a identificar que seu cartão foi clonado.
Se você percebeu que seu cartão foi clonado, alguns passos podem evitar que a dor de cabeça seja ainda maior. Veja abaixo o que fazer se seu cartão foi clonado.
Com esses quatro passos você terá mais segurança e pode evitar diversos prejuízos financeiros.
Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre cartão de crédito clonado.
No Brasil, a responsabilidade pelo pagamento de compras não autorizadas em caso de clonagem de cartão de crédito recai sobre a instituição financeira, não sobre o consumidor.
Isso se deve ao fato de que as instituições financeiras são consideradas prestadoras de serviços e, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), possuem responsabilidade objetiva. Isso significa que elas devem reparar os danos causados ao consumidor, independentemente de culpa.
Segundo o art. 14 do CDC, o fornecedor de serviços responde pelos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços. Portanto, se o cartão de crédito for clonado, o banco é responsável por estornar os valores das compras não reconhecidas e enviar uma nova fatura corrigida. Caso o cliente já tenha pago a fatura com essas compras fraudulentas, ele tem o direito de solicitar o reembolso.
Agora que você já sabe como evitar a clonagem de cartão de crédito, compartilhe este conteúdo com pessoas que se interessam por esse assunto.
Para receber conteúdos como esse direto no seu e-mail, cadastre-se na newsletter do Exponencial.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.