Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Me explica Creditas
Nesta matéria, você encontra o passo a passo para cadastrar procuração digital para acesso ao e-CAC.
por Leonardo Cruz
Atualizado em 15 de março, 2024
No mundo digital de hoje, acessar serviços online de maneira eficiente é crucial, especialmente para lidar com as obrigações fiscais. Para tornar nossa vida mais simples foi lançado o e-CAC, uma plataforma online com diversos serviços relacionados à Receita Federal.
Mas nem todos têm tempo ou conhecimento para explorar seus recursos adequadamente. Por isso existe a procuração digital, que permite que pessoas físicas ou jurídicas deleguem a gestão de suas tarefas fiscais a terceiros. Isso não só economiza tempo, mas também garante que as obrigações sejam cumpridas corretamente.
No texto a seguir você encontrará o passo a passo para gerenciar sua procuração digital de acesso ao e-CAC.
A procuração digital para o e-CAC é uma ferramenta que permite a indivíduos ou empresas autorizar outra pessoa, conhecida como outorgado, a acessar e gerenciar seus serviços digitais na Receita Federal em seu nome. Essa autorização digital facilita a delegação de tarefas fiscais e administrativas, tornando o processo mais eficiente e seguro.
Na prática, ela é um documento eletrônico através do qual o outorgante (a pessoa ou empresa que concede a permissão) habilita o outorgado (quem recebe a permissão) a realizar operações no portal e-CAC da Receita Federal. Isso inclui uma série de atividades, como a consulta e declaração do Imposto de Renda, pagamento de tributos e acesso a diversos outros serviços.
A Procuração Digital oferece vários benefícios importantes:
Cadastrar uma Procuração Digital para outra pessoa acessar os serviços do e-CAC em seu nome é muito simples. Veja o passo a passo abaixo.
Antes de começar separe o documento de identidade do outorgante (quem está passando a procuração), documento de identidade do outorgado (quem será o procurador) e as informações de endereço de ambos.
Se você tem uma conta gov.br de nível prata ou ouro, basta acessar este link de Procuração Eletrônica e clicar em "Cadastrar Procuração".
Com isso basta preencher:
Se você ou sua empresa não possui a certificação indicada acima, faça uma solicitação de procuração neste link, preencha o formulário eletrônico, e siga as demais etapas para validar a solicitação.
A procuração digital para acessar o e-CAC não tem nenhum custo, mas se você precisar solicitar uma procuração para a Secretaria da Receita Federal do Brasil será preciso pagar uma tarifa de R$ 14,00 a um cartório conveniado.
Agora que você já sabe como cadastrar a procuração digital para e-CAC, compartilhe com quem ainda tem dúvidas de como fazer a declaração.
Cadastre-se na nossa Newsletter e receba mais conteúdos como esse diretamente no seu e-mail.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.