Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Me explica Creditas
Chegou a hora de declarar suas ações no IR. Aprenda o passo a passo para declarar esses valores e não ter dúvidas na hora de acertar as contas com o Leão.
por Leonardo Cruz
Postado em 12 de abril, 2024
Quer saber como declarar ações no Imposto de Renda? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo que precisa sobre a declaração dos seus investimentos.
A declaração do Imposto de Renda não é apenas uma obrigação legal, mas também uma forma de contribuir com melhorias para a qualidade de vida de toda a população.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Use seu carro ou imóvel para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% ao mês +IPCA e até 240 meses para pagar.
Por isso, simplificamos vamos trazer uma explicação simples e passo a passo para você declarar corretamente suas ações no Imposto de Renda.
Para facilitar a leitura do texto, veja os principais tópicos dessa matéria.
Se realizou uma operação de compra ou venda de ações em 2023 terá que fazer a declaração para acertar contas com o fisco mesmo se não se enquadrar em outras regras que obrigam a declaração.
O primeiro passo para fazer a declaração é separar todas as informações relacionadas às movimentações feitas na bolsa até 31 de dezembro de 2022.
Como você é responsável por fazer o controle da movimentação, dividendos e proventos, o ideal é reunir tudo em uma planilha para ter um controle melhor da apuração dos lucros.
Para iniciar essa apuração, tenha em mãos as notas de corretagem e as DARF de ações. Se você ainda não tem essa papelada, solicite essa informação à sua corretora.
Se o valor movimentado for de até R$ 20 mil não há tributação, mas como já explicado acima o contribuinte ainda precisa declarar as movimentações.
A taxa de tributação para operação normal na Bolsa de Valores (B3) é de 15% sobre o lucro da ação, enquanto de operações day trade (compra e venda no mesmo dia) é de 20%.
A compra e venda de ações do ano anterior à declaração também deve constar no informe à Receita Federal.
Para ter acesso às informações que precisam ser declaradas, tenha em mãos o Informe de Rendimentos disponibilizado pela corretora, além das notas de corretagem.
Veja abaixo, no vídeo do canal Clube de Valor, como fazer a declaração de ações no IR.<hender:
Para simplificar, veja como é simples o passo a passo para declarar suas ações no Imposto de Renda:
Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre declarar ações no IR.
Quem não declarar ações na bolsa pode ter seu CPF suspenso e ainda pagar uma multa. De acordo com a Receita Federal, a multa por não declarar ações pode chegar até 150% do valor do imposto devido.
Tanto o lucro quanto o prejuízo com ações precisa ser declarado. Para isso, é necessário informar o resultado negativo em:
Para fazer a declaração das suas ações no Imposto de Renda é necessário saber o preço médio das mesmas, já que é a partir dele que você calcula a tributação.
Esse preço médio é obtido através da soma de todas as ações que você adquiriu dividido pelo total comprado.
Vamos a um exemplo para facilitar seu entendimento:
Ao final do ano de 2022 você possuía 250 ações que custaram R$ 10.575,00. Para chegar ao preço médio basta fazer:
Esse foi o preço médio da ação da Petrobras (PETR4) que você pagou em 2022.
Agora que você já sabe como declarar ações no Imposto de Renda, compartilhe com quem ainda tem dúvidas de como fazer a declaração.
Se quer receber mais conteúdos como esse diretamente no seu e-mail é só se cadastrar na Newsletter da Creditas.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.