Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Controle Financeiro
Está de viagem marcada? Confira dicas para economizar ao comprar a moeda americana
por Elaine Ortiz
Atualizado em 17 de agosto, 2023
Quer conhecer dicas para comprar dólar? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai saber como comprar e o melhor momento para adquirir a moeda. Acompanhe!
Ninguém sabe com certeza qual é a melhor hora para comprar dólar. Por mais que acompanhe relatórios, notícias e especulações, nada disso indica com 100% de precisão qual será a próxima cotação.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Use seu carro ou imóvel para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% ao mês +IPCA e até 240 meses para pagar.
A moeda americana oscila por fatores internos e externos impossíveis de prever, e é realmente muito difícil ter certeza sobre o melhor momento. Mas é possível agir com uma estratégia inteligente, planejada e precavida e fazer bons negócios antes de viajar. Confira dicas para comprar dólar.
Para facilitar sua leitura, saiba quais tópicos foram abordados neste artigo:
“Um bom planejamento faz total diferença na hora de comprar dólares”, diz Alexandre Monteiro, sócio da MelhorCambio.com. “O melhor momento para comprar seus dólares é quando você tem seu dinheiro reservado para isso, se deixar para a última hora, pode ser que você não consiga comprar a quantidade que gostaria, tanto pelo fato da cotação estar alta ou por não ter reservado a quantidade necessária em reais”.
Leia mais: Aprenda a fazer um planejamento financeiro de verdade
Confira, abaixo, outras dicas de Alexandre Monteiro:
Não é apenas a moeda estrangeira que precisa ser vista com antecedência. Toda a viagem precisa ser pensada meses antes: quanto tempo você vai ficar fora, onde, o que vai fazer, qual o itinerário. O ideal é você já ter a ideia da viagem na cabeça um ano antes dela acontecer.
Leia mais: Brasil e exterior: 10 destinos mais baratos para viajar
Se você conseguiu já ter um panorama do planejamento um ano antes, fica bem mais fácil guardar dinheiro para a viagem. E isso inclui separar um pouquinho, todo mês, para a compra dos dólares. Além disso, separe uma parte do dinheiro para pagar possíveis despesas que tiver no cartão de crédito durante o período que estiver fora.
Os fatos relacionados à economia têm extrema ligação com a cotação do dólar. Eleições para presidente, intervenção na economia de um país, queda do preço de algum item específico (como petróleo)… tudo isso é interpretado como bom ou ruim por importadores, investidores, governo, especuladores, entre outros agentes que estão envolvidos com o uso constante do dólar. Isso faz com que a moeda fique mais valorizada ou desvalorizada, de acordo com a notícia do dia. O cenário político do Brasil e dos Estados Unidos também influencia muito no valor da moeda. Por isso, procure acompanhar como está o momento atual da política no país americano, quais os movimentos que o governo de lá (e o daqui) estão seguindo etc. Esta é uma ótima dica para comprar dólar.
Leia mais: Como uma nova crise econômica mundial afetaria o Brasil?
O MelhorCambio.com tem uma ferramenta que disponibiliza várias informações sobre o dólar para você ir acompanhando e vendo qual o melhor momento de comprar seu dinheiro: o Dólar Hoje. Nele, você vê em que cidade a moeda está mais barata, e ainda acompanha o histórico do dia, da semana, do mês e do trimestre. Assim, dá para ter uma ideia de como está a movimentação.
Neste artigo, você também pode acompanhar as últimas cotações para se planejar!
Comprar dólar constantemente e antecipadamente faz com que você vá juntando tudo de forma tranquila, organizada e sem desespero. Não compre apenas na véspera, nem deixe para comprar outro dia acreditando que o preço vai melhorar. É aí que mora o perigo!
Procure comprar de pouquinho em pouquinho, sempre em intervalos regulares. Se você quer ter US$ 2 mil dólares, por exemplo, invista em torno de R$ 500 por mês na hora de comprar dólar. Defina uma frequência, separe o dinheiro e siga essa estratégia. Assim você evita ficar refém das oscilações de câmbio que vêm acontecendo ultimamente.
Nossa recomendação é que você compre um pouco por mês porque, nessa frequência, sempre vai haver um momento de queda perfeito para a compra. Todo mês, as empresas costumam comprar dólares para pagar suas despesas nessa moeda. Depois que esses pagamentos são feitos, a demanda cai e, consequentemente, o valor também cai.
É sempre bom sair do Brasil com a moeda comprada. Isso permite que o usuário faça boas compras, com planejamento de compra fracionada nas baixas cotações. O viajante que optar por comprar fora, pode acabar comprando em um momento de alta ou até mesmo ter o Real mais desvalorizado no país de destino.
O cartão pré pago tem uma tarifa de IOF seis vezes maior que para compra de papel moeda. Pode ser uma alternativa mais segura, mas o preço é mais elevado. Caso o usuário opte por essa opção, o ideal é sempre ter um pouco de papel moeda também para emergências.
Leia mais: 5 dicas para comprar passagens e economizar dinheiro para viajar
Geralmente as compras online saem mais caras pelo fato do usuário acabar pagando algumas taxas e ficar seduzido por comprar todo o montante de uma vez. Comprar através de uma casa de câmbio e fazer a barganha através de sites como o MelhorCambio.com continua sendo a melhor opção.
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o melhor momento para comprar dólar? Agora é ficar de olho no noticiário se organizar melhor! Conta pra gente nos comentários o que você achou deste artigo.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.