Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Realizando sonhos
Muitos casais optam por alternativas de crédito para arcar com os custos do casamento. Veja se o consórcio é uma alternativa viável
por Vanessa Ferreira
Atualizado em 16 de julho, 2023
Planejar uma festa de casamento não é mesmo uma tarefa fácil. Os custos são altos e nem sempre os noivos têm condições financeiras para realizar a festa dos sonhos. Nesse cenário, o consórcio para casamento surge como uma opção para ajudar nas despesas.
Embora ofereça isenção de taxa de juros, esse tipo de crédito possui algumas particularidades. Portanto, entenda como funciona e suas principais vantagens e desvantagens comparadas com os outras modalidades de crédito. Confira.
Leia também | Empréstimo para casamento: todas as razões para dizer sim
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Use seu carro ou imóvel para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% ao mês +IPCA e até 240 meses para pagar.
A festa de casamento é uma das celebrações mais elaboradas e requintadas. Afinal, é um momento muito importante para a vida de um casal e muitos não medem esforços e/ou recursos para transformarem a data em um dia inesquecível.
Se por um lado as festas se tornaram mais sofisticadas, por outro, os custos também se elevaram e quem pretende se casar com uma festa, mesmo que para poucos convidados, precisa ter um planejamento financeiro bem pensado. Nesse sentido, o serviço de consórcio para casamento se tornou uma opção prática para quem não tem todo o dinheiro à vista para pagar os custos de uma festa.
No Brasil, o sistema de consórcio está consolidado há muitos anos, especialmente para a compra de bens de alto valor como consórcio de carros e imóveis. Na prática, um grupo de pessoas paga por um tempo determinado as chamadas “cotas” e ao fim do processo terão um bem ou serviço.
Ou seja, mensalmente é preciso pagar um valor pré-definido a uma empresa que administra o consórcio. Além disso, mensalmente também são feitos sorteios entre aqueles que estão com o pagamento em dia e o beneficiado tem a vantagem de poder usufruir seu prêmio (bem ou serviço) antes mesmo de finalizar o pagamento do consórcio.
Normalmente, um consórcio para casamento é feito para arcar com os custos do buffet, aluguel de trajes, decoração, banda, igreja e aluguel do espaço da festa. O ideal é fazer o contrato com bastante antecedência, assim, os noivos terão tempo para serem sorteados com o crédito antes da data da festa. Contudo, caso a data esteja se aproximando e ainda não foram contemplados com o sorteio, a dica é investir no lance para antecipar o recebimento do crédito.
Embora o consórcio para casamento esteja isento de juros, cada integrante do grupo deve pagar a taxa de administração para a administradora de consórcio. Geralmente, essa taxa varia entre 14% e 20% do valor total pago.
Além disso, existem outras despesas e encargos financeiros, como o fundo de reserva, que é destinado para cobrir perdas em caso de inadimplência do grupo, seguro de vida, entre outros encargos.
O participante contemplado recebe uma carta de crédito no valor contratado no início do consórcio. Isso pode ocorrer de 3 formas:
Leia também | Casamento de baixo custo: como fazer uma festa de R$ 5 mil a R$ 30 mil
O consórcio é um tipo de investimento e você precisa considerar a importância de um bom planejamento. O objetivo você já tem, que é fazer a festa de casamento. Então, o primeiro passo é listar todas as despesas da festa.Para isso, é preciso cotar orçamentos com diferentes fornecedores e também considerar quando a festa será feita, para estimar uma média real de preços.
Com o valor médio de todos esses custos em mãos, é hora de encontrar a melhor empresa para fazer o consórcio. Quando encontrar uma financeira de confiança, o ideal é discutir seus planos detalhadamente com o consultor financeiro, como valor necessário para a festa, data e, o mais importante, quanto por mês você tem condições de pagar para o consórcio.
Uma dica importante dada por especialistas em finanças é que você não comprometa mais do que 30% da renda familiar com as prestações do consórcio. Afinal, você já tem outros compromissos financeiros e é preciso considerar que imprevistos também acontecem.
Os prazos para o pagamento de um consórcio podem ser bem flexíveis, mas o ideal é programar o pagamento final das parcelas para antes da data da festa de casamento. Outra dica interessante é se preparar financeiramente também para oferecer possíveis lances (adiantamento do pagamento de parcelas), assim, o crédito será liberado antes do prazo.
O consórcio é o crédito ideal para quem gosta de planejar as finanças, mas que, ao mesmo tempo, tem objetivos que custam caro. Com isso, se você não gosta de correr riscos financeiros e também não quer pagar altas taxas de juros, o consórcio é uma boa opção.
Antes de optar pelo consórcio para casamento é preciso ficar atento aos prós e contras. Assim, você conseguirá analisar a melhor opção para o seu momento atual.
Se você deseja ter acesso ao crédito de imediato, talvez o consórcio não seja a melhor opção. Nesse caso, além do financiamento bancário, existem outras alternativas de crédito com qualidade e que não comprometem a sua saúde financeira.
Leia também | Como ter o casamento dos sonhos - e usar o empréstimo a seu favor
O empréstimo com garantia exige um bem como garantia, como um imóvel. Justamente por isso, os juros são mais baixos, se comparados às demais modalidades de crédito. Por exemplo, na Creditas, a taxa mínima para o empréstimo com garantia de imóvel é de 0,89%.
Outro ponto positivo é que o valor solicitado pode ser bem alto. No caso do imóvel é permitido contratar de 30 mil reais até 60% do valor avaliado e pagar em até 240 meses. Se a garantia for um veículo, o empréstimo vai de 2 mil reais até 90% do valor avaliado e o prazo máximo é de 48 meses. Poucas instituições oferecem essas condições de pagamento.
O empréstimo consignado, que também é uma modalidade de empréstimo com garantia, é descontado diretamente do salário ou do benefício do INSS. Por isso, é próprio para funcionários públicos ou privados e aposentados.
Como o pagamento é automático você não corre o risco de esquecer e acumular mais dívidas. As taxas mensais variam entre 2% e 3%. O empréstimo consignado privado da Creditas, por exemplo, oferece taxa a partir de 1,29% ao mês.
Seja qual for a sua preferência de crédito, não se esqueça de sempre preservar sua saúde financeira. Não comprometa uma alta porcentagem dos seus rendimentos mensais para o pagamento de contas, sempre planeje seus objetivos para médio e longo prazo, pois assim você terá mais tempo para economizar e organizar as contas, e planejar a festa de casamento de acordo com a realidade do seu bolso.
Ainda com dúvidas sobre consórcio para casamento? Compartilhe com a gente nos comentários.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.