Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Tudo sobre Crédito
O cartão Construcard da Caixa foi descontinuado. Conheça as melhores alternativas de financiamento disponíveis no mercado.
por Portal Exponencial
Atualizado em 22 de abril, 2024
Em busca de linhas de crédito para reformar ou construir seu imóvel? O Construcard, um produto da Caixa Econômica Federal, foi uma alternativa atrativa para financiar a compra de materiais de construção.
Este guia explora o funcionamento do cartão Construcard da caixa, delineando quem tinha acesso a este meio de crédito e detalhando suas principais características. Embora o programa tenha sido descontinuado, entender sua estrutura pode esclarecer opções similares disponíveis no mercado.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Use seu carro ou imóvel para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% ao mês +IPCA e até 240 meses para pagar.
Para te ajudar a navegar pelo conteúdo, confira os seus tópicos:
Durante o planejamento para fazer uma reforma no imóvel é necessária uma busca por opções para financiar o projeto. O Construcard era uma das alternativas para quem está sem dinheiro e busca uma forma de viabilizar a obra.
O cartão fazia parte da linha de crédito imobiliário para construção ou reforma da Caixa Econômica Federal, sendo uma modalidade de financiamento para construção e reforma bastante conhecida no mercado. Este produto permitia financiar a compra dos materiais de construção necessários para a realização da obra.
Apesar de muito popular, esse cartão não está mais disponível para ser solicitado.
Esse cartão era uma espécie de financiamento no qual a Caixa dividia o processo em duas fases: utilização e amortização.
Para utilizar o Construcard era preciso colocar alguma garantia na operação. O banco aceitava alienação fiduciária de automóvel, caução de depósito, aplicação financeira ou alienação fiduciária de imóvel.
Como nos empréstimos com garantia, os bens alienados melhoram as condições de pagamento. Isso permite à Caixa oferecer prazos até 240 meses com taxas de juros a partir de 2,5% ao mês.
Se você está procurando uma linha de crédito, saiba que a Creditas possui crédito com garantia com taxas a partir de 1,09% a.m. + IPCA. Faça uma simulação abaixo:
Quando o Construcard estava disponível ele podia ser feito por pessoas físicas, correntistas da Caixa Econômica Federal e maiores de 18 anos ou emancipadas. Além disso, era necessário que a pessoa fosse aprovada nas avaliações de crédito.
Hoje esse cartão não pode mais ser contratado por nenhum cliente.
Quando o cartão estava disponível para contratação, ele era utilizado para ampliar o crédito de quem necessita comprar materiais de construção. Tais como telhas, tijolos, pisos, janelas, além de toda a parte de pintura. Também era possível comprar caixa d’água, piscina, móveis planejados, sistemas de geração solar e iluminação para o imóvel.
O cartão não podia ser utilizado para pagar mão de obra, arquitetos e móveis não planejados.
Atualmente, não é possível solicitar um novo cartão Construcard, visto que foi descontinuado pela Caixa.
Interessados em financiar reformas devem explorar outras modalidades de crédito disponíveis no mercado com o empréstimo com garantia de imóvel da Creditas que pode ser utilizado para reformas e tem taxas a partir de 1,09% a.m. + IPCA.
Esta modalidade permite maior flexibilidade, já que não apresenta limitações, como não cobrir mão de obra ou arquitetos e a possibilidade de não ser aceito em alguns estabelecimentos.
Abaixo respondemos as principais dúvidas sobre Construcard. Se você tem dúvidas sobre ele, essa seção é para você.
Sim, o cartão foi descontinuado no ano de 2021. Segundo o portal Mobills, o motivo para a descontinuidade do Construcard foi a inadimplência.
"Acredita-se que o motivo esteja relacionado à inadimplência e golpes relacionados à contratação deste crédito. Então, para evitar novos prejuízos, a instituição determinou a suspensão por tempo indeterminado.", afirma a jornalista Jennifer Figueiredo.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, popularmente conhecido como FGTS, é bastante utilizado para a compra de imóveis. Além disso, também pode ser usado para a construção de propriedade residencial.
No entanto, não é possível utilizar os valores do fundo para quitar o financiamento do Construcard. A confusão é comum, já que o FGTS é usado no financiamento habitacional da Caixa. Apesar de serem ligadas ao mercado imobiliário e pertencerem ao mesmo banco, as linhas de crédito são diferentes.
O cartão Construcard podia ser utilizado em mais de 85 mil lojas credenciadas com a Caixa. Todos os estabelecimentos conveniados podiam ser consultados direto no site da Caixa.
Gostou de saber tudo sobre o cartão Construcard? Então, compartilhe este conteúdo com pessoas que você gostaria que entendesse mais sobre esse assunto.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.