Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Saia do vermelho
Dívida ativa pode trazer problemas no acesso ao crédito e outros transtornos. Saiba como consultar e pagar!
por Portal Exponencial
Atualizado em 8 de fevereiro, 2024
Quer saber como consultar e pagar a dívida ativa no RJ? Então você está no lugar certo? Nesta matéria, você vai saber como é possível acompanhar o débito e fazer a quitação. Acompanhe!
Dever para o governo em qualquer uma das esferas, federal, estadual ou municipal, é conhecido como dívida ativa. O contribuinte com o nome inscrito em dívida ativa no RJ pode ficar até com o nome sujo e deve quitar as pendências o quanto antes. O não pagamento desses débitos também resulta em outras consequências sérias como restrições de crédito e até processos de execução fiscal.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Use seu carro ou imóvel para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% ao mês +IPCA e até 240 meses para pagar.
Como a queda de arrecadação representa o aumento da dívida ativa no RJ, a administração precisa tomar algumas medidas para reduzir esse prejuízo. O contribuinte pode aproveitar essas ações em benefício próprio e liquidar os débitos que possui.
É bom lembrar que a falta de eficiência na cobrança de tributos é uma das vilãs da crise econômica carioca.
Para facilitar sua leitura, veja os tópicos que serão abordados nesta matéria:
Listamos abaixo os impostos que podem compor uma dívida ativa no RJ. Confira!
Vale ressaltar que existem débitos não tributários que também compõem a dívida ativa, como as multas de trânsito, por exemplo.
A dívida ativa funciona como qualquer débito com instituições financeiras privadas. Isso significa que o nome do consumidor ficará negativado dentro dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, o que pode gerar dificuldade no acesso a empréstimo ou outras modalidades de crédito. No caso da dívida ativa por não pagamento do IPVA, por exemplo, o condutor pode ter problemas na venda ou transferência do veículo, além de estar sujeito à apreensão em caso de fiscalizações.
Para consultar os débitos, basta acessar às páginas dos órgãos oficiais que cuidam da cobrança, tanto na esfera estadual, quanto municipal. No Governo do RJ, a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro é a responsável.
Já na prefeitura, a responsabilidade é da equipe da Procuradoria Geral do Município (PGM), chamada Procuradoria da Dívida Ativa (PDA). Para obter a certidão de débitos inscritos em dívida ativa no RJ é necessário comparecer à sede da PGM para fazer a solicitação.
A Procuradoria fica na Rua Sete de Setembro, 58/A, no centro da cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
O contribuinte com pendências junto ao Governo deve receber primeiramente uma cobrança amigável. A PDA faz essa solicitação inicial por meio do envio de cartas. Nestes documentos é informado, tanto a existência do débito, quanto os meios e instruções para pagamento.
Vale lembrar que se não houver efeito, as próximas instâncias começam a ser acionadas. Isso significa que se iniciam as cobranças judiciais que podem resultar num processo de execução fiscal.
Para quitar a dívida é necessário se dirigir à uma agência bancária com a guia de pagamento que vem na carta e fazer o depósito. Em casos de parcelamento, o contribuinte precisa ir até à sede da PGM.
O Governo do Rio realizou em 2016 um programa chamado Recupera RJ - IPVA. Essa plataforma procurava recuperar débitos atrasados, referentes ao imposto automotivo. O desconto era de 100% sobre os juros e as multas cobradas, fosse para pagamento à vista ou parcelado.
Os programas de parcelamento tem muitas vantagens e excelentes condições de pagamento. Os governos usam essa estratégia para recuperar parte das dívidas dos contribuintes. No entanto, existe uma deficiência nesses modelos que é a sazonalidade. As plataformas ficam abertas durante períodos específicos.
Quem possui dívida ativa, deve tentar quitar tudo assim que for possível. Não recomenda-se aguardar o surgimento de programas de negociação, pois não são recorrentes. Na espera os débitos não deixam de ser corrigidos por juros e multas.
Uma alternativa é realizar um empréstimo com juros baixos e trocar uma dívida ruim por outra mais saudável. A Creditas, por exemplo, realiza empréstimos com garantia, a forma mais barata de pegar crédito no Brasil. Ao colocar um bem como garantia da operação, o cliente consegue boas condições de pagamento.
No empréstimo com garantia de veículo, são encontradas taxas a partir de 1,49% ao mês, até 60 meses para pagar e com a possibilidade de solicitar até 90% do valor do automóvel. Já no empréstimo com garantia de imóvel, as taxas de juros são a partir de 1,09% a.m + IPCA, com prazos de até 20 anos e sendo possível pedir até 60% do valor da propriedade.
Para conhecer as condições disponíveis ao seu perfil, faça uma simulação no site da Creditas.
Este conteúdo ajudou você a entender como é possível consultar e pagar a dívida ativa no RJ? Continue acompanhando o Exponencial para tirar suas dúvidas!
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.