Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Tudo sobre Crédito
Descubra como funciona o empréstimo com garantia de veículo não quitado e obtenha crédito com melhores condições financeiras sem precisar quitar seu bem.
por Elaine Ortiz
Atualizado em 1 de novembro, 2024
O empréstimo com garantia de veículo não quitado, conhecido também como refinanciamento de veículo, é uma opção de crédito que permite obter dinheiro usando o carro como garantia.
Ao alienar o veículo, o proprietário mantém o direito de uso, enquanto a instituição financeira assegura a dívida com o bem. Assim, é possível continuar utilizando o carro normalmente, desde que as parcelas sejam pagas em dia.
Neste guia, você entenderá como funciona essa opção, quais são as vantagens e o que considerar antes de contratar, além de esclarecer dúvidas frequentes sobre o processo.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Use seu carro ou imóvel para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,49% ao mês e até 60 meses para pagar.
O crédito com garantia é uma modalidade de empréstimo na qual o cliente oferece um bem à instituição para, assim, tomar o crédito. Por oferecer um bem como garantia de pagamento do empréstimo, a transação é considerada de menor risco.
No Brasil, o automóvel, casa e salário são os bens mais utilizados como garantia para empréstimo. O primeiro é conhecido como empréstimo com garantia de veículo, o segundo como empréstimo com garantia de imóvel e o terceiro como crédito consignado privado.
Conheça abaixo um pouco mais de cada uma dessas modalidades:
A Creditas é uma das poucas empresas no mercado a oferecer essa opção, facilitando a renegociação da dívida inicial e liberando um valor adicional para uso pessoal. Parte do novo empréstimo vai para a quitação da dívida com a primeira instituição, enquanto o restante é disponibilizado ao cliente.
Com o refinanciamento, o veículo permanece alienado, mas agora com a nova instituição que concedeu o crédito, como a Creditas. O proprietário continua utilizando o bem, com a garantia ao credor em caso de inadimplência.
Essa prática, chamada alienação fiduciária, assegura ao credor a posse indireta do bem, enquanto o cliente mantém o uso do veículo até que a dívida seja quitada.
O empréstimo com garantia de veículo não quitado, conhecido como refinanciamento de automóvel, é uma opção vantajosa para quem busca crédito com taxas mais baixas e prazos longos.
No Brasil, onde as taxas de juros em modalidades como cartão de crédito, cheque especial e empréstimo pessoal estão entre as mais altas do mundo, essa alternativa se destaca por dar acesso a um crédito mais saudável.
Estudos mostram que o refinanciamento de veículo reduz o risco de inadimplência, já que o proprietário não precisa prescindir do carro. Além disso, as parcelas acessíveis tornam o pagamento mais viável, proporcionando mais segurança ao cliente.
Com o refinanciamento, o cliente quita a dívida original e tem flexibilidade de usar o restante do dinheiro para investir ou realizar um projeto pessoal, com a segurança de que seu bem está garantido.
Na Creditas, é possível solicitar um empréstimo com garantia de carro com as seguintes condições:
Com essas condições, o empréstimo com garantia de veículo na Creditas representa uma opção segura e acessível para quem deseja usar seu automóvel como garantia e obter crédito com benefícios vantajosos.
Essa não é uma prática muito comum do mercado, mas o cliente negativado pode tentar conseguir um empréstimo com garantia de veículo alienado, mesmo estando com o nome sujo.
O que pode acontecer é a instituição financeira, após analisar o perfil de crédito do cliente, desistir de emprestar o dinheiro por achar que ele não terá condições de pagar as parcelas. Ou ainda, liberar o crédito mesmo para quem está negativado, mas, em troca, cobrar taxas de juros mais altas por isso.
Temos uma guia completo sobre refinanciar veículo com restrições no CPF para te ajudar.
Mesmo sabendo que colocar um veículo como garantia de empréstimo é um bom negócio, muitas dúvidas podem surgir durante o processo de aquisição do crédito. Confira as principais questões antes de fechar seu contrato.
Atualmente, não são só os bancos que oferecem empréstimo com garantia de veículo alienado. Novas instituições estão apostando cada vez mais nesse mercado, com processo de empréstimo mais rápido e as taxas de juros oferecidas mais baixas.
A Creditas é uma dessas instituições com processo simples e taxas saudáveis. Vale lembrar que, antes de decidir com qual instituição fará um empréstimo com garantia de automóvel alienado, você deve pesquisar a respeito da empresa.
Também é preciso tirar dúvidas com os especialistas que estão ofertando o crédito, ler o contrato com atenção, comparar as taxas e as condições de diversas empresas. Tudo isso irá garantir que você tome crédio saudável.
Na maior plataforma de empréstimo com garantia do Brasil, você usa seu carro como garantia e consegue até 90% do valor como crédito. E o que é mais importante: o veículo continua sendo seu.
O veículo continuará no nome do cliente, mas alienado ao banco ou financeira onde o empréstimo foi feito. Isso quer dizer que ele está como garantia do banco. O carro só sairá dessa situação quando o empréstimo for quitado.
O nome do cliente ficará negativado, o carro será tomado e leiloado. Por esse motivo, a recomendação dos especialistas é analisar com bastante cuidado se as parcelas do empréstimo com garantia de veículo alienado cabem no seu bolso antes de fechar o negócio.
Leia também: Melhor empréstimo: como comparar e escolher o ideal para você
E você, ainda tem alguma dúvida sobre empréstimo com garantia de veículo alienado? Conta para gente nos comentários.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.