Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Me explica Creditas
Sigla remete a unidade federativa na qual foi emitido o documento. Saiba mais!
por Leonardo Cruz
Atualizado em 1 de dezembro, 2024
Quer saber o que é o UF do seu documento? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, explicamos o que essa sigla significa. Continue acompanhando!
Você já deve ter ouvido falar na UF. Ela é requisitada em vários lugares, como na inscrição de vestibulares ou no cadastro de alguns tipos de financiamento. Mas afinal, o que é UF? A informação faz parte do RG, o documento usado para identificar o cidadão brasileiro.
O “Registro Geral” também é chamado de documento de identidade e conta com outros dados além da UF. Por exemplo, o número de identificação, a data de nascimento, o nome dos pais e o órgão expedidor.
Entenda nesta matéria o que é UF do seu documento e saiba alguns outros fatos sobre o assunto. Boa leitura!
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Use seu carro ou imóvel para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% ao mês +IPCA e até 240 meses para pagar.
Para facilitar sua leitura, veja os tópicos abordados nesta matéria:
A UF é o termo para Unidade Federativa, o estado da federação ou entidade autônoma à qual você pertence. O Brasil é um Estado federativo, dividido em várias entidades chamadas de estados e Distrito Federal, ou UFs. Isso acontece porque o país se divide em três níveis de governo: federal, o estadual e o municipal. Cada administração tem níveis variados de autonomia. São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, por exemplo, são unidades federativas. Ficam localizados dentro de regiões, como sul, norte ou centro-oeste.
Os estados são chamados de unidades porque, entre outras razões, têm regras e administração únicas. Assim, suas atribuições são diferentes. Na gestão estadual, aparecem itens específicos, como infraestrutura estadual, comando da segurança pública, atendimentos de saúde, educação no ensino médio e por aí vai.
A UF pode ser requisitada nos cadastros e no preenchimento de formulários, como, ao solicitar a portabilidade bancária ou fazer a inscrição para certos empréstimos. A ideia é a identificação da localidade.
A UF pode estar no brasão impresso ou na parte de “órgão expedidor”. Se seu RG foi emitido pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, por exemplo, vai constar como “SSP-SP”. Normalmente, o RG é emitido pelas secretarias de segurança pública ou pelos departamentos de identificação da polícia civil, mas isso varia de acordo com a unidade.
Sua solicitação aparece ao abrir contas, viajar, votar na eleição e em várias outras aplicações. Por ser usado para identificar civilmente as pessoas, é obrigatório para todos os maiores de 18 anos e precisa ser apresentado em abordagens policiais.
As unidades federativas são os estados do Brasil e o Distrito Federal, que não é um estado, mas uma entidade autônoma. Cada um conta com seu próprio governo e suas leis. Também contam com arrecadação e constituição.
Os estados têm um governador, três senadores e um número variável de deputados, calculado de acordo com a população. Cada um ainda tem uma assembleia legislativa, com deputados estaduais que ajudam na formulação e na votação das leis.
As unidades se dividem em municípios, com a sede ficando nas capitais. Os estados também se distribuem em regiões, como norte, nordeste, sudeste, sul e centro-oeste. A exceção fica no Distrito Federal, que não tem municípios, mas regiões administrativas. Embora exista governador e deputados, não há prefeitos.
O Brasil tem 26 estados, que se somam ao Distrito Federal para resultar em 27 unidades federativas. O país já teve outra distribuição, mas a atual foi oficializada na Constituição Federal de 1988.
O IBGE elaborou uma lista que traz todos os municípios e estados, relacionados a um código cadastral. Por meio da lista, é possível descobrir a numeração de cada um. A informação conta para certas atividades, como a emissão de nota fiscal
São Paulo, por exemplo, segue o código 35. Rio de Janeiro, 33 e Minas Gerais, 31. Você pode descobrir o seu conferindo a lista completa de códigos do IBGE. Os municípios também têm códigos, iniciados com a numeração dos estados. O código da cidade de São Paulo, por exemplo, tem o código “3550308”.
A rigor, os números do RG não significam nada. Isso acontece porque não existe uma regra definida para numerar o documento. Cada estado tem sua autonomia para fazer o Registro Geral à sua maneira.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, há um dígito de confirmação somado a oito algarismos. Mas Minas Gerais não usa dígitos de confirmação. Os órgãos de emissão também variam. O Departamento Estadual de Trânsito representa o Rio de Janeiro, enquanto a Secretaria de Segurança Pública está nos de São Paulo.
Nem sempre o sistema foi assim. O RG de número “1”, por exemplo, foi o de Edgard Costa, o responsável pela identificação da polícia do Distrito Federal, ainda em 1907. O documento de identidade nem tinha o nome atual, sendo chamado de “Registro Civil”.
Inicialmente, o RG surgiu como um documento descentralizado. Alguns, como o de Minas Gerais, contam com letras no fim. Isso fez com que um mesmo brasileiro pudesse emitir 27 RGs diferentes.
Vários sem unificação, como o de Santa Catarina, contam com códigos que incluem letras como “1/R” ou “2/R”. Um cearense ainda poderia ter o mesmo número que um goiano. Isso está começando a mudar com a emissão do novo RG, chamado de “Carteira de Identidade Nacional”. Na nova identidade, o número tradicional deixará de existir e só o CPF será considerado.
Cobrado em processos de inscrição ou cadastros, a UF do RG representa a localidade em que o documento foi emitido. Isso é importante porque o RG é um documento ainda descentralizado.
Por isso, o estado ou Distrito Federal conta na hora da identificação. Na nova identidade, a UF aparece no verso do documento, próximo à "série”. No modelo antigo, costuma ficar sobre o órgão expedidor ou à frente dele.
Essa definição vai de acordo com a sigla. São Paulo tem a sigla “SP”, enquanto a do Distrito Federal é “DF”. As 27 UFs compõem as regiões administrativas do Brasil. A verificação do RG aparece, por exemplo, na hora de fazer um empréstimo ou conseguir aprovação no cartão de crédito. Confira como isso funciona no post sobre análise de crédito!
Gostou de entender o que é e para que serve o UF do seu documento? Então compartilhe este conteúdo com pessoas que você gostaria que entendesse mais sobre esse assunto.
Assine também a newsletter do Portal Exponencial para não perder nenhum conteúdo.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.