Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Me explica Creditas
Benefício do governo federal é voltado para Pessoas com Deficiência e idosos. Saiba os critérios nesta matéria!
por Leonardo Cruz
Postado em 1 de dezembro, 2024
Se você quer entender tudo sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), está no lugar certo. Aqui, explicamos de maneira clara quem tem direito a esse benefício, como ele funciona e quais são os passos para solicitar.
O BPC/LOAS é um suporte essencial para idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, garantindo uma renda mínima e melhores condições de vida. Mas muita gente ainda não sabe ao certo quais são os requisitos e procedimentos para ter acesso a essa ajuda financeira.
Neste guia, você encontra tudo o que precisa para entender e solicitar o BPC/LOAS, garantindo o acesso a um suporte que realmente pode fazer a diferença na vida de quem mais precisa.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Use seu carro ou imóvel para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% ao mês +IPCA e até 240 meses para pagar.
Para facilitar sua leitura, veja os tópicos abordados nesta matéria:
BPC LOAS é a sigla para o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social. Em outras palavras, é um apoio do governo brasileiro para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Esse benefício atende a dois grupos principais: idosos a partir de 65 anos, que não têm condições de sustentar a si, e pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que também estejam em situação de necessidade.
Para quem se encaixa nesses critérios, o BPC LOAS garante um salário mínimo mensal. É um recurso essencial para ajudar essas pessoas a terem uma vida mais digna e com um pouco mais de segurança financeira. Importante: ele é um direito constitucional, assegurado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei 8.742/93, conhecida como Lei Orgânica de Assistência Social. A gestão do BPC LOAS fica sob a responsabilidade do INSS, que atua conforme a orientação do Ministério da Cidadania.
Ao contrário de outros benefícios previdenciários, ele não exige que a pessoa tenha contribuído para o INSS. Também não oferece 13º salário e não prevê pensão por morte aos dependentes.
O BPC LOAS atende dois grupos específicos: idosos e pessoas com deficiência (PCD). Mas, para cada grupo, há alguns requisitos importantes que precisam ser atendidos. Vamos entender melhor:
O BPC LOAS para idosos é voltado a quem tem 65 anos ou mais e enfrenta dificuldades para se sustentar. Para ter direito, a renda bruta familiar dividida pelo número de integrantes precisa ser de até 1/4 do salário mínimo.
Para solicitar o BPC LOAS, não é necessário ter contribuído ao INSS. Esse benefício também não dá direito ao 13º salário nem gera pensão por morte aos dependentes, diferenciando-se assim de outros benefícios previdenciários.
Outro ponto importante é manter o Cadastro Único (CadÚnico) da família atualizado nos últimos 2 anos, com o CPF de todas as pessoas que moram na mesma casa.
Vale lembrar: o idoso não pode estar recebendo outro benefício da previdência social, como a aposentadoria ou seguro-desemprego, para poder solicitar o BPC LOAS. Caso já receba algum benefício assistencial, só será possível receber o de maior valor.
Para pessoas com deficiência, o BPC LOAS não estabelece uma idade mínima. O que importa é comprovar uma deficiência de longo prazo, com duração de 2 anos ou mais, que impacte a capacidade de sustento próprio. Esse benefício está disponível até mesmo para crianças com deficiência, desde que a família comprove a necessidade de apoio financeiro.
Assim como ocorre com os idosos, se a pessoa com deficiência já recebe outro benefício assistencial, será mantido apenas o de maior valor. A definição de "pessoa com deficiência" segue a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), que considera deficiência qualquer impedimento de longo prazo — físico, mental, intelectual ou sensorial — que dificulte a participação plena na sociedade.
Os impedimentos de longo prazo podem ser:
Além dos critérios acima (idosos e PCD), é preciso comprovar a necessidade para ter direito a receber o LOAS. Assim, a renda por pessoa da família não pode ser superior a 1/4 do salário mínimo vigente. Então, para calcular se você tem esse benefício, é preciso somar todas as rendas da família e dividir pelo número de pessoas que a compõem. Se o resultado for menor que 1/4 do salário mínimo, então você é elegível para o BPC LOAS.
Lembre-se de que, para o cálculo do LOAS, a família é considerada todos os parentes que moram na mesma casa que a pessoa que vai entrar com o pedido do benefício. Se houver alguma outra pessoa que mora na mesma casa, mas que não tenha nenhum vínculo familiar, o seu rendimento não deverá entrar no cálculo.
Para solicitar o BPC/LOAS, você deve reunir os seguintes documentos:
O pedido do BPC LOAS para idoso pode ser feito totalmente online, evitando a necessidade de ir a uma agência do INSS. Siga os passos abaixo para realizar a solicitação:
Em caso de dúvida, leia as orientações para concluir o pedido.
O pedido do BPC LOAS para idoso pode ser feito totalmente online, evitando a necessidade de ir a uma agência do INSS. Siga os passos abaixo para realizar a solicitação:
Em caso de dúvida, leia as orientações para concluir o pedido.
No caso de pessoa com deficiência, após enviar o pedido, é preciso agendar avaliação social.
No caso de pessoa com deficiência, após solicitar a avaliação social, é preciso agendar perícia médica.
Neste vídeo, do canal Arraes & Caetano Advogados, você pode conferir em detalhes o passo a passo para solicitar o benefício.
Para acompanhar o andamento do pedido do BCP/LOAS sem sair de casa, você deve realizar os seguintes passos:
Nesta área, você tem acesso a todos os pedidos já feitos. Eles podem estar em um dos seguintes status:
O BPC/LOAS é um benefício mensal no valor de 1 salário mínimo. Portanto, em 2024, o valor mensal é R$ 1.412,00.
O BPC/LOAS é um direito essencial para idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade. Então, se você se enquadra nos requisitos, não deixe de reunir os documentos necessários e fazer sua solicitação.
Gostou do conteúdo? Compartilhe este post nas redes sociais para que outras pessoas também saibam se têm direito a esse benefício e o que devem fazer para recebê-lo.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.