Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Me explica Creditas
Vendas, financiamentos e indenizações ocorridas em 2023 devem constar na declaração de quem possui carro – e seguro do veículo. Confira o que fazer para não ter dor de cabeça com a Receita Federal
por Thiago Fadini
Atualizado em 10 de abril, 2024
Você tem dúvidas quanto à declaração do Imposto de Renda? Muita gente fica na mesma, especialmente quando o assunto é como declarar carros e indenizações. Pode até parecer difícil, mas a verdade é que, com as dicas certas, tudo fica mais fácil.
Este guia vai mostrar de forma simples como fazer para incluir seu carro e qualquer indenização que você tenha recebido na declaração do Imposto de Renda 2024. Seja você um iniciante ou alguém que já conhece o assunto, aqui você vai encontrar o que precisa para declarar sem erros.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Use seu carro ou imóvel para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% ao mês +IPCA e até 240 meses para pagar.
Primeiro, abra o Programa do IRPF 2024. Procure por "Bens e Direitos". É aqui que você vai falar sobre seu carro.
Quando for declarar, use o código certo para carro, tipo "automóvel". Assim, a Receita sabe que tipo de bem é.
Na área de "Discriminação", coloque informações do carro: quem vendeu (CNPJ ou CPF), marca, modelo, ano que foi feito e quando comprou. Esses detalhes ajudam a identificar seu carro na declaração.
Informe quanto você pagou pelo carro em "Situação em 31/12/2023". Use o valor que pagou na compra, sem mudar por causa de valorização ou desvalorização.
Coloque as indenizações em "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis". Isso vale para dinheiro recebido de coisas como a demissão sem justa causa ou seguro por algum prejuízo que você teve.
Diga que tipo de indenização você recebeu. Se foi por causa do trabalho, por exemplo, marque como indenização trabalhista.
Escreva quanto dinheiro você recebeu de indenização. O valor que colocar tem que ser exatamente o que você recebeu. Não precisa tirar nem pôr nada.
Agora que você já sabe como declarar carro e indenizações no Imposto de Renda, compartilhe com quem ainda tem dúvidas de como fazer a declaração.
Cadastre-se na Newsletter do Exponencial para receber mais conteúdos como esse diretamente no seu e-mail.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.