Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Controle Financeiro
Em entrevista com Marina Maia, criadora de conteúdos sobre minimalismo e consumo consciente, explicamos como ter um estilo de vida minimalista e com menos gastos
por Portal Exponencial
Atualizado em 11 de fevereiro, 2021
A palavra do momento é minimalismo. Viver com menos, ser um consumidor consciente, focado em suas finanças pessoais, que sabe medir o equilíbrio entre o consumo, lazer e desejos. É. Em meio a tantas novidades do mercado, essa parece não ser uma tarefa fácil. Mas quem adere esse estilo de vida afirma que é um caminho sem volta.
Exemplo disso é Marina Maia, especialista em consumo consciente e minimalismo. Adepta ao movimento há seis anos, ela conta que o padrão de vida dela, interesses pessoais e hábitos de consumo mudaram totalmente quando incorporou o conceito minimalista em sua vida. Passou de um apartamento de três quartos para um menor. Trocou de carro, se desfez de roupas que não usava mais e sentiu as diferenças em suas finanças.
“Quando você adota esse estilo de vida, você pensa melhor antes de comprar algo e de gastar dinheiro”, conta Marina. “Isso acaba refletindo diretamente nas suas contas, planejamento e finanças.”
Não é novidade que o brasileiro tem dificuldade de organizar as finanças. Em pesquisa elaborada pelo Serviço de Proteção de Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), foi revelado que 45% dos brasileiros admitem não controlar o orçamento.
Essa falta de hábito em avaliar as contas e montar um planejamento financeiro - assim como o estilo de consumo desenfreado - reflete em outras áreas: outra avaliação feita pelas mesmas instituições demonstra que maioria dos brasileiros vive no limite do orçamento. A pesquisa aponta que 64% dos consumidores raramente – ou nunca – têm dinheiro sobrando.
Leia também - Minimalismo: como essa tendência te ajuda a economizar dinheiro
Aos que querem ter um controle maior das finanças e ser adepto a um estilo de vida mais simples, vale conhecer os preceitos do minimalismo. Segundo Marina, o primeiro passo para deixar o consumismo exacerbado de lado é começar desapegando.
“Comece por um cômodo, por partes”, explica. “Conforme você for se desfazendo das coisas, a ação será natural e levará a outra. Quando você notar, estará vivendo com menos.”
Para entender como o minimalismo ajuda a impactar as finanças, fizemos uma entrevista em vídeo com a especialista. Confira, a seguir, e anote as dicas:
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.