Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Tudo sobre Crédito
Depois de disponibilizar cartão de débito aos clientes, fintech inclui empréstimo pessoal em seus serviços. Veja como essa modalidade de crédito funciona
por Portal Exponencial
Atualizado em 11 de fevereiro, 2021
O Nubank, empresa digital de serviços financeiros, deu mais um passo em direção aos grandes bancos: a partir do dia 11 de fevereiro, a fintech passará a oferecer empréstimo pessoal online. O serviço, que a princípio será disponibilizado apenas para alguns clientes, é a segunda novidade divulgada pela empresa em um espaço de tempo de quase dois meses. A primeira delas foi anunciada em dezembro, quando a startup incluiu em seu portfólio a opção de cartão de débito.
“O movimento do Nubank é uma demonstração prática de como agregar serviços ao consumidor”, diz Virginia Prestes, professora de finanças da FAAP. “E, quanto mais serviço você oferece ao seu consumidor, melhor. Tanto para a empresa, que lucra mais, quanto para o cliente - que passa a receber um serviço com mais qualidade.”
Assim como os outros negócios oferecidos pela empresa, o empréstimo pessoal do Nubank será concedido online. A ideia, segundo a empresa, é que o cliente consiga realizar toda a operação por meio do aparelho celular. Além disso, a simulação do crédito é feita em tempo real: o usuário indica o montante que precisa, escolhe o número de parcelas e checa, na hora, os juros e valor total que irá pagar por mês.
A primeira parcela do empréstimo poderá ser paga em 90 dias - e o total deve ser quitado em até 24 meses. A taxa de juros e o valor mensal de cada parcela será definida de acordo com o pedido de cada usuário. De acordo com o Banco Central, as taxas de juros de empréstimo pessoal em dezembro de 2018 foram de 6,26% ao mês e 107,3% ao ano.
Em comunicado, a empresa explica que o cliente terá total autonomia e transparência para gerenciar o pedido de empréstimo. A fintech, porém, não informou quando a modalidade estará disponível a toda sua cartela de clientes. “Criamos um produto que oferece segurança e autonomia, com o jeito Nubank de ser: simples, transparente e justo. Damos controle total ao cliente sobre o seu empréstimo, sem nenhuma taxa ou condição escondida”, afirma David Vélez, fundador e CEO do Nubank em nota.
Uma das modalidades mais conhecidas pela população, o empréstimo pessoal é um crédito destinado às pessoas físicas e que é concedido por bancos e instituições financeiras. O grande uso da modalidade se dá por duas questões: a primeira, pela maneira como é concedida. Além de não pedir garantia, alguns consumidores bancarizados possuem um crédito pré-aprovado. Já a segunda questão é pela praticidade. Quando aprovado, o crédito vai direto para a conta do solicitante.
Outro grande diferencial que aumenta a popularidade da modalidade é o fato dele não exigir a comprovação da finalidade do empréstimo. Enquanto um financiamento, por exemplo, é destinado a algum fim específico, o empréstimo pessoal pode ser usado da maneira que o consumidor quiser.
Essa facilidade para acessar o crédito faz com que ele seja uma fonte de renda para pessoas em momentos de apertos financeiros. É o que mostra um levantamento do SPC Brasil em conjunto com a CNDL. Segundo a análise, quase 25% das pessoas que tomam empréstimo pessoal, recorrem ao empréstimo para pagar dívidas de outros empréstimos, como com o cheque especial e o cartão de crédito. Na sequência, aparecem finalidades como reforma e empreendimento (abrir um negócio).
Embora seja uma das maneiras mais fáceis de conseguir o crédito, a professora de finanças da FAAP alerta a importância de ter consciência ao solicitar um empréstimo dessa modalidade. Segundo Virginia, por não contar com garantias reais de pagamento, como um imóvel, um carro, ou o salário, como é o caso do crédito pessoal consignado, o empréstimo pessoal detém taxas de juros relativamente altas.
“Antes de solicitar o empréstimo pessoal, faça uma análise fria das parcelas e do seu orçamento”, indica a especialista. “O ideal é tentar encontrar parcelas que não comprometam a sua saúde financeira e que, de preferência, acabem logo”, explica.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.