Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Saia do vermelho
por Portal Exponencial
Atualizado em 2 de junho, 2023
Para muitos brasileiros, um dos maiores desafios é conseguir pagar contas em dia e ter mais dinheiro no fim do mês. No entanto, um planejamento financeiro pode salvar o mês e te dar mais confiança. Para isso, é importante aprender a se organizar para as despesas básicas não se tornarem uma bola neve.
Se seu objetivo é manter sua conta no azul, confira ferramentas e estratégias para vencer a avalanche dos gastos. E se já estiver com contas atrasadas, saiba o que fazer e conheça alternativas para aumentar seu capital.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Aqui você encontra empréstimo online rápido e seguro. Use seu carro ou imóvel para fazer um empréstimo com juros a partir de 1,49% ao mês e até 60 meses para pagar.
O primeiro passo para eliminar de vez as dívidas é se planejar. Para isso, você pode registrar todas as datas que comprometem sua renda, como aniversários, matrícula escolar, natal e IPVA. Assim, fica mais fácil guardar dinheiro e ter uma reserva quando tiver de pagar, sem ser pego de surpresa.
Para isso, algumas ferramentas, como aplicativos e uma tabela de despesas, podem te ajudar a fazer esse balanço e controlar de perto as finanças domésticas.
Para manter as finanças em ordem e pagar contas em dia, é muito importante conhecer a fundo sua renda. Quanto entra na sua conta? Quais os principais gastos? Quais despesas são fixas e imprescindíveis? Alguma delas pode ser cortada? Responder a essas perguntas é fundamental para saber como usar o dinheiro da melhor forma.
Para organizar todas essas informações, você pode utilizar uma planilha. É um dos métodos mais tradicionais e seguros. As tabelas ajudam a ver com clareza quais gastos estão comprometendo sua receita e o que é possível cortar.
Esse registro também é vantajoso porque você não corre o risco de esquecer contas que precisa pagar no futuro.
Para isso, você deve incluir desde os custos mais básicos até os menores e variáveis. Muitas vezes o que compromete sua conta não é exatamente valores fixos, mas gastos esporádicos e nem sempre fundamentais.
Para se organizar melhor, uma sugestão é montar uma planilha simples dividindo essas duas despesas. É importante acompanhar quanto elas representam na sua renda mensal e qual seu saldo depois de pagar contas.
Se você quiser uma tabela ainda mais completa, que inclui investimentos e outros gastos, pode baixar a versão da BM&FBovespa.
Seu celular pode ser outro aliado para controle financeiro. Existem aplicativos próprios para lembrar qualquer movimentação e parcelas não pagas, além de criar um planejamento. Assim, você não corre o risco de esquecer o pagamento daquele débito importante.
Um deles é o Mobills Personal Finance, que realiza o planejamento dos seus gastos e do que cabe no orçamento. Dessa forma você vai saber com antecedência seus compromissos financeiros e não terá mais nenhuma conta em atraso. Está disponível em desktop, Android, IOS e Windows Phone.
O GuiaBolso também é indicado para organizar o que entra e o que sai da sua conta. Ele faz todo o planejamento financeiro a partir do acesso à sua conta bancária e cartão de crédito. Se você tem o sistema IOS ou Android pode baixar.
Outra opção é o Finance. É possível registrar contas parceladas e receber um lembrete mensal. Além de quitar em dia, você não confunde o número de prestações. Depois de fazer um pagamento é só anotar no aplicativo e ele atualiza automaticamente seu saldo. Porém está disponível apenas para sistema IOS.
Já o Money Lover pode ser baixado em Android, Windows Phone e IOS. Este tem ainda mais funções. Além de controlar quanto sai e entra na sua conta, ele tem um conversor de moedas. Ou seja, em outro país também é possível estar com o saldo atualizado. E ainda associa os credores e devedores à sua lista de contatos.
Você também pode cadastrar seu e-mail como forma de receber as contas e evitar o atraso no pagamento. Assim, não depende de serviços de entrega em domicílio. E vale lembrar que a cobrança é feita mesmo quando há greve dos Correios, por exemplo. Se a conta não chegar a tempo, o consumidor pode ter que pagar juros e multas mesmo assim.
Hoje em dia não necessariamente você precisa ir até uma instituição para pagar contas. Pode fazer isso do seu computador ou celular, de forma mais flexível e rápida. Mas é importante lembrar de nunca efetuar qualquer operação bancária usando rede de conexão pública. Isso evita fraudes.
Muitos bancos têm em seu site uma ferramenta chamada Internet Banking. Você vai precisar ter uma senha específica para sua conta online no banco. Se tiver qualquer dúvida de como fazer isso pode consultar a Central de Atendimento da instituição.
Para aprender a acessá-la confira o passo a passo a seguir:
Deixar de pagar um ou outro débito pode não ser tão problemático, mas é preciso evitar para não se tornar uma bola de neve.
Mas a boa notícia é que acertar pagamentos em atraso não é tão complicado. Isso pode ser feito pelo site da instituição a quem você deve, por telefone ou direto na boca do caixa. No entanto, é preciso se organizar.
Primeiro é preciso saber qual o tipo de dívida. Existem as contas de serviços de utilidade pública, como a de luz, água ou telefone. Caso ocorra atraso para quitá-las, os juros e multas são incluídos na cobrança do mês seguinte.
Já as chamadas “fichas de compensação” são representadas por custos como academia, mensalidade escolar e plano de saúde. Podem ser pagas em qualquer banco dentro do prazo de vencimento. Passado esse período, deve ir diretamente na agência do banco que emitiu o boleto para extinguir a dívida.
Se quiser resolver pelo site da instituição também é possível solicitar a emissão de outra cobrança já com os acréscimos incluídos.
Se mesmo acompanhando de perto sua vida financeira você ainda não tem dinheiro para pagar contas, existem algumas alternativas. É possível ter mais capital no fim do mês e se restabelecer com a modalidade de crédito mais apropriada.
O Empréstimo Pessoal, por exemplo, é uma linha que não exige garantia de pagamento, apenas o comprovante de renda. Porém, justamente pelo alto risco de calote, as taxas são elevadas. É vantajoso para quem não tem um carro ou imóvel próprio para assegurar o pagamento, mas no fim do mês você paga muito mais.
Para quem é aposentado, pensionista ou assalariado o empréstimo consignado pode ser uma boa opção. As parcelas são descontadas diretamente do holerite. É indicado se você não quer perder o prazo da dívida e deixar de pagar. Por outro lado, o desconto é feito automaticamente, o que impossibilita o uso desse dinheiro todo mês até terminar de quitar.
O empréstimo com garantia é uma modalidade com juros muito baixos. Quem tem carro ou imóvel quitado pode solicitar e ter acesso a boas condições de pagamento. A Creditas, por exemplo, tem taxa mínima de 1,15% e oferece prazos longos para pagar. Para veículo o máximo é de 48 meses e casa, 240 meses.
Além disso, é possível contratar um valor alto. Isso te permite pagar contas e ainda ter um dinheiro a mais para realizar outros planos.
Compare as taxas das modalidades de crédito:
[infogram id="0431ab14-6f36-4625-a712-851a5bcddee8" prefix="8hG" format="interactive" title="Taxas de Juros"]
Para finalizar, nossa última sugestão é para acessarem outros conteúdos da Revista Creditas e sempre acompanharem novas dicas de finanças pessoais. Também não deixem de compartilhar nos comentários abaixo como vocês fazem para organizar o orçamento e indicações de como usar o dinheiro da melhor maneira.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.