Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Me explica Creditas
INSS agora é responsável por buscar informações dos segurados; entenda todas as mudanças.
por Leonardo Cruz
Atualizado em 17 de agosto, 2023
Quer saber tudo sobre as mudanças na prova de vida do INSS em 2023? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra a resposta para todas as dúvidas sobre essa comprovação anual.
A prova de vida é uma importante forma de comprovar que aposentados e pensionistas estão vivos e, portanto, aptos a receber seu benefício. Essa prova que antes era responsabilidade do beneficiário passou a caber para o INSS.
Entenda ao longo desse texto tudo que muda nos procedimentos do INSS para fazer essa comprovação.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Use seu carro ou imóvel para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% ao mês +IPCA e até 240 meses para pagar.
Para facilitar sua jornada por esse universo, confira os principais tópicos da matéria:
Ela é um processo realizado anualmente pelo qual o beneficiário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) comprova que está vivo e apto a continuar recebendo o benefício previdenciário.
Essa prova foi criada para evitar fraudes e garantir que os benefícios só sejam recebidos por quem realmente precisa. A prova de vida pode ser realizada via aplicativo Meu INSS, atendimento presencial nas Agências do INSS, vacinação, votação nas eleições e diversas outras formas.
Caso queira conhecer todas, acesse o tópico “Formas de realizar prova de vida”.
A grande mudança na prova de vida é que a partir de 2023, o INSS é o responsável por comprovar se o beneficiário está vivo ou não.
Para isso, o INSS irá fazer a comparação de dados em diferentes bases de dados públicas (federal, estadual e municipal) e privadas para avaliar se o benefício deve continuar sendo pago.
Veja abaixo algumas dessas fontes de dados:
Para conhecer todas as formas que serão consideradas provas acesse o tópico “Que dados o INSS usará para realizar”.
Se ainda tem dúvidas sobre o que mudou na prova de vida, veja o vídeo abaixo do jornal Record News que explica todas as mudanças.
Muitas pessoas ficam com dúvidas sobre o calendário da prova de vida, mas é fácil saber qual a data para realizar a prova é fácil, afinal o momento de realizá-la ocorre anualmente no mês de aniversário do beneficiário.
Para fazer a prova de vida online no celular, as duas principais formas são utilizando os aplicativos Gov.br ou Meu INSS. Veja abaixo o passo a passo de cada uma delas.
A Prova de Vida pode ser realizada online no aplicativo gov.br através do reconhecimento facial.
Para isso, siga o passo a passo abaixo:
Se ainda tiver dúvidas ou dificuldades entre em contato com o serviço de atendimento do INSS.
A Prova de Vida pode ser realizada online no aplicativo MEU INSS através do reconhecimento facial. Isso só poderá ser feito caso você tenha sido selecionado para fazer a prova de vida por biometria.
Para isso, siga o passo a passo abaixo:
Se ainda tiver dúvidas ou dificuldades entre em contato com o serviço de atendimento do INSS.
Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre a prova de vida.
É possível fazer a prova de vida utilizando os seguintes canais:
Como explicado no tópico “O que mudou na prova de vida”, o INSS irá cruzar dados de diversas fontes para realizar a prova de vida.
Abaixo você encontrará todas as formas que o INSS irá considerar como prova de vida:
Todas essas formas de comprovação de vida estão disponíveis na Portaria Nº 1.408 publicada no DOU em 2 de fevereiro de 2022.
Caso o beneficiário não tenha realizado nenhuma das ações acima, o INSS comunicará o benefício sobre a necessidade de fazer a prova via atendimento eletrônico com biometria ou usando os meios citados acima.
Se você não realizar a prova de vida, o INSS irá enviar uma notificação para realizar alguma das ações citadas acima.
Após a emissão deste comunicado, o segurado terá 60 dias para realizar a prova de vida. Se nesse prazo nenhuma ação for tomada, será realizada uma pesquisa externa, que será feita por um servidor do INSS.
Para que essa pesquisa seja bem sucedida você deve manter seus dados atualizados no APP Meu INSS.
Todos os benefícios ativos do INSS de longa duração precisam da prova de vida anual. A boa notícia é que, a partir de 2023, a prova de vida será feita pelo próprio INSS utilizando cruzamento de dados de bases federais, estaduais e municipais.
A estimativa é que sejam realizadas 17 milhões confirmações de vida no ano de 2023.
Todos que recebem benefícios do INSS como aposentadoria, pensão por morte e benefício de incapacidade precisa realizar prova de vida anualmente.
Atualmente essa prova é feita automaticamente pelo INSS, mas preste atenção às notificações no app Meu INSS, pelo telefone 135 ou nos bancos credenciados para evitar problemas.
Gostou de entender tudo sobre as mudanças na prova de vida? Então compartilhe este conteúdo com pessoas que você gostaria que entendesse mais sobre esse assunto.
Assine também a newsletter do Portal Exponencial para não perder nenhum conteúdo.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.