Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Me explica Creditas
Consultar quando vai receber e restituição do Imposto de Renda é mais simples do que parece. Tire todas as suas dúvidas e aprenda como fazer.
por Leonardo Cruz
Atualizado em 8 de maio, 2024
Quer saber mais sobre como consultar a restituição do Imposto de Renda? Então, você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo que precisa para fazer a consulta ao andamento de pedido de restituição ou compensação.
Após mais de três meses, o prazo para a declaração do Imposto de Renda finalmente chegará ao fim em 31 de maio. E, aos que estão com todos os dados e documentos em dia com a Receita Federal, a boa notícia é que em breve chega a restituição do Imposto de Renda.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Use seu carro ou imóvel para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% ao mês +IPCA e até 240 meses para pagar.
Neste ano, os lotes de entrega da restituição começaram a ser liberados em maio e todos os contribuintes deverão receber até o dia 30 de setembro.
A seguir, saiba mais sobre:
A restituição do Imposto de Renda é um pagamento realizado pela Receita Federal com os declarantes que pagaram impostos além do que era devido no ano anterior.
Para ter direito a resgatar parte do imposto pago, é necessário ter comprovado gastos que são dedutíveis. O valor que será restituível pode ser consultado através do programa do IR para computador ou pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda" na aba "Tributação", na linha azul inferior.
O serviço de consulta é gratuito e de responsabilidade da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. Ele permite que você consulte sua restituição de imposto de renda, apurada pela Declaração de Imposto de Renda (DIRPF).
O calendário de restituições começa em 31 de maio e se estende até 30 de setembro. A Receita Federal estabelece que a ordem de prioridade para o recebimento das restituições se baseia na idade, condição de saúde, profissão e a modalidade de declaração, com um sistema de desempate pela data de entrega das declarações.
Esse esquema não apenas garante a agilidade no processo de restituição, mas também reforça o compromisso da Receita em proporcionar uma experiência eficiente e justa para todos os contribuintes.
Os valores serão pagos, beneficiando inicialmente os seguintes contribuintes:
O critério de desempate para restituição dentro de cada categoria é a data de entrega das declarações.
O calendário da restituição do Imposto de Renda 2024 já foi divulgao e os primeiros pagamentos serão feitos no dia 31 de maior de 2024.
Veja abaixo o calendário de restituição do IR:
A consulta restituição pode ser realizada na página da internet da Receita Federal ou via os aplicativos Meu Imposto de Renda, ou Receita Federal.
Se ainda tem dúvidas, veja o passo a passo para consultar a restituição do IR.
Se você quer apenas visualizar o valor, acesse aqui e informe CPF com dígito verificador, data de nascimento com dois algarismos para o DIA e para o MÊS e quatro algarismos para o ANO e código de seis caracteres que irá validar seu acesso.
Para ter acesso a informações mais detalhadas da sua restituição, você precisa acessar o Meu Imposto de Renda (Portal e-CAC) no computador ou baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda (App Store | Google Play) no smartphone.
Nessa visão, você consegue consultar o status de sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na 'malha fina'. Para acessar essa visão detalhada, você vai precisar de uma conta gov.br ou de um código de acesso ao e-CAC que pode ser obtido aqui.
Veja abaixo as respostas das principais dúvidas sobre a restituição do Imposto de Renda.
A pergunta que não quer calar é "quando vou receber a restituição do IR". Para saber em qual lote você receberá a restituição do IR em 2024. Isso envolve uma série de fatores:
Se você quer saber quando irá receber, basta consultar o site do governo federal com explicado no tópico "Como consultar".
Se você está com problemas para acessar o serviço, recomendamos que entre em contato diretamente com a Receita Federal por um dos canais abaixo:
Agora que você já sabe como consultar a restituição do Imposto de Renda, compartilhe com quem ainda tem dúvidas de como fazer a declaração.
Sim, segundo a Receita Federal, a data da entrega da declaração é o critério de desempate para o pagamento da restituição.
Vale lembrar que existe uma ordem de prioridade no pagamento que, mesmo entre elas, a data de entrega é um critério de desempate, por isso quanto antes você entregar, mais rápido receberá a restituição.
A Receita Federal ainda não divulgou as datas para consulta da Restituição do IR, mas assim que forem divulgadas atualizaremos a matéria.
Uma coisa que muitos não sabem é que é possível pedir antecipação do pagamento - e que a medida funciona como uma modalidade de empréstimo.
Quem deseja antecipar o IR, porém, deve se atentar, primeiro, se a declaração é passível de restituição. Ou seja: se ao longo do ano anterior, ele pagou mais impostos que deveria e, por isso, poderá reaver parcela desse valor.
Além disso, também é importante pesquisar sobretaxa de juros sobre o empréstimo, tributos e tarifas bancárias que serão cobradas durante a operação. Se você está interessado nessa modalidade, consulte nosso guia sobre se vale a pena antecipar a restituição do Imposto de Renda.
Agora que você já sabe como consultar a restituição do Imposto de Renda, compartilhe com quem ainda tem dúvidas de como fazer a declaração.
Se quer receber mais conteúdos como esse diretamente no seu e-mail é só se cadastrar na Newsletter da Creditas.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.