Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Controle Financeiro
Governo anuncia mudanças para o resgate do benefício. Veja como a medida pode trazer fôlego para a retomada econômica e aliviar suas contas no médio prazo
por Vinicius Gonçalves
Atualizado em 17 de agosto, 2023
Quer saber mais sobre o saque do FGTS? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo que precisa saber para utilizar o dinheiro do seu fundo de garantia da melhor forma.
Apontado como medida essencial para o reaquecimento do cenário econômico em 2019, o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) começou a sair do papel. Com o anúncio do Governo Federal, novas medidas e condições foram apresentadas para o saque de até R$ 500,00 em contas ativas e inativas.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Use seu carro ou imóvel para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% ao mês +IPCA e até 240 meses para pagar.
Para facilitar sua jornada nesse universo, confira os principais tópicos desta matéria:
Têm direito ao saque do FGTS todos os trabalhadores que se enquadrem em uma das modalidades de saque previstas em Lei e que possuam valor liberado para saque, inclusive os aposentados.
Veja abaixo quais são essas modalidades:
Ainda na dúvida se pode solictar o saque do FGTS? Assista ao vídeo abaixo, onde a advogada e apresentadora Andréa Gonçalves explica tudo sobre o tema.
Para consultar o saldo e extrato das contas do seu FGTS, basta acessar o app FGTS no seu celular (Android ou iOS) e consultar seu saldo. Para fazer isso siga os passos abaixo:
Além de consultar seu saldo, você ainda pode utilizar esse aplicativo para escolher a modalidade de saque (rescisão ou aniversário), solicitar saque digital ou demais motivos de saque, atualizar seu endereço ou autorizar a consulta das informações do FTRs por instituições financeiras.
Se você está enquadrado em uma das condições acima, você está apto a sacar seu Fundo de Garantia. Para isso, basta entrar com pedido de saque a partir do dia 10 de cada mês.
Você pode fazer essa solicitação em uma agência da Caixa Econômica Federal, em uma agência da rede autorizada do banco ou no app FGTS (Android ou iOS)q. Para solicitar, basta ter todos os documentos necessários para solicitação para agilizar sua solicitação. Veja abaixo quais são esses documentos:
Esses são os documentos necessários independente de qual condição você está enquadrado, mas alguns casos exigem outros documentos como Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, atestado médico ou certidão de óbito.
Você pode conferir a listagem de documentos em todas as situações no site da Caixa.
Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre o saque do FGTS.
O benefício foi criado em setembro de 1966. A ideia era que os trabalhadores da iniciativa privada tivessem direito a uma espécie de garantia e estabilidade no emprego, de modo que quem fosse demitido sem justa causa, ganharia um salário a mais para cada ano trabalhado como forma de indenização. Caso o trabalhador tivesse mais de 10 anos trabalhados na empresa, o valor recebia o acréscimo de mais um salário por ano trabalhado.
Toda empresa tem a obrigação de depositar mensalmente 8% do valor do salário bruto do trabalhador em uma conta no FGTS. Em caso de empregadores de trabalhadores domésticos, o valor sobe para 11,2%, pois ela já conta com uma parcela a ser paga para casos de demissão sem justa causa.
Os valores depositados são retidos em uma conta vinculada ao trabalhador, que só pode utilizar ou sacar os valores em situações específicas, como demissão sem justa causa, rescisão por acordo, término de contrato por prazo determinado, entre outras.
Quando o funcionário é demitido sem justa causa, ele ganha, além do valor depositado no FGTS durante a vigência de seu contrato na instituição, um acréscimo de 40% sobre esse valor, que será pago pelo empregador no formato de multa.
Não existe um limite, já que em caso de aposentadoria é possível sacar o valor total disponível nas suas contas ativas e inativas do FGTS.
Sim, você pode sacar o FGTS de contas inativas em caso de demissão sem justa causa, falecimento, compra de imóvel, aposentadoria, saque-aniversário, dentre outros.
Para saber se você tem contas inativas do FGTS basta instalar o app do FGTS (Android ou iOS) e fazer login via sua conta Gov.br.
O saldo pode ser sacado no prazo máximo de 30 dias. Extrapolado, o contribuinte deverá obter uma nova chave de identificação.
Vale lembrar que se você não sacar o FGTS dentro do prazo ele retorna automaticamente para a conta, sem prejuízo da rentabilidade no período.
Muitos trabalhadores têm dúvidas sobre a possibilidade de fazer um saque de FGTS retido. Afinal, o saldo pode ficar inacessível por diferentes motivos, o que pode causar dúvidas em relação às melhores formas de obter esse dinheiro.
Para te ajudar nesse momento, criamos um guia completo que vai te ensinar o que causa o FGTS retido e como sacar.
Muitas pessoas vão aproveitar o saque imediato do FGTS para pagar dívidas. A CNDL e o SPC, por exemplo, estimam que 10 milhões de pessoas terão condições de usar o FGTS para pagar dívidas.
Antes de decidir o destino do seu saldo do FGTS, leia nosso conteúdo sobre como usar o FGTS para pagar dívidas da melhor maneira.
Agora que você já sabe tudo sobre o Saque do FGTS, compartilhe com quem ainda tem dúvidas sobre ele.
Para receber conteúdos como esse direto no seu e-mail, cadastre-se na newsletter do Exponencial.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.