Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Tudo sobre Crédito
por Portal Exponencial
Atualizado em 17 de agosto, 2023
Muitas pessoas demoram muito para encontrar o veículo dos sonhos. Mas, quando isso finalmente acontece descobrem que o bem está atrelado a uma empresa credora como garantia de um financiamento ou empréstimo, o que é chamado de alienação fiduciária. Ou seja, o contratante assegura o pagamento à instituição financeira com uma propriedade, a fim de conseguir melhores condições de pagamento. Então, bate a dúvida: “será que posso vender ou comprar carro alienado?”.
Pode ficar tranquilo, existem alguns caminhos para fazer isso. Porém, ambas as partes do negócio devem seguir algumas regras e cuidados para evitar uma cilada.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Use seu carro ou imóvel para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% ao mês +IPCA e até 240 meses para pagar.
Basta consultar a placa do veículo e o número do Renavam no site do Detran do seu estado. O Renavam você encontra no documento do carro. O proprietário pode fornecer a quem pretende comprar e este deve verificar se o bem tem registro de alguma pendência.
Sim. Na verdade, deixar o automóvel em alienação fiduciária não impede o dono de usufruir do bem como quiser, já que continua com a posse direta. Mas, para isso, uma das partes envolvidas na negociação precisa quitar a dívida com a empresa credora para então a propriedade deixar de ser garantia e poder ser vendida.
Para vender ou comprar carro alienado existem duas opções:
Liquidar o contrato: o novo proprietário pode optar por liquidar o contrato em andamento com dinheiro próprio ou realizar um Interveniente Quitante (IQ). O IQ é um procedimento realizado pelas instituições financeiras em que o imóvel a ser usado como garantia já é garantia de outro financiamento ou empréstimo. Então, a nova empresa onde o contratante quer solicitar crédito quita a dívida anterior e só depois pode alienar o veículo.
Ou seja, a dívida não é exatamente transferida para outra titularidade, como se fosse fechar um novo contrato.
Porém, é preciso ter certeza que a instituição financeira aceita essa mudança. Geralmente as empresas fazem uma análise de crédito para aprovar a operação. Nessa etapa, é avaliada a situação financeira de quem pretende assumir a dívida, para ver se tem condições de arcar com as prestações.
Para fazer a substituição do alienante é preciso solicitar a mudança na empresa credora. Se isso não for feito, quem vendeu o automóvel continuará responsável pelas parcelas não pagas pelo comprador. Sem contar a cobrança de tributos, como IPVA.
Da mesma forma, enquanto o novo dono não comprovar a quitação do empréstimo ou financiamento quem vender não deve cair na armadilha de entregar o bem antes.
Antecipar parcelas: nesse caso, o dono atual do bem adianta as parcelas e quita tudo antes de entregar o veículo. Normalmente, antecipar o pagamento torna o valor final mais barato, já que acumula menos juros. Então, o novo proprietário fica responsável apenas por saldar o valor do carro em si, não do débito com a instituição financeira.
Vender ou comprar carro alienado envolve alguns riscos e é preciso estar bem atento a todos os detalhes da transação. Principalmente quando há problemas com a documentação ou se você não sabe o tamanho da dívida do empréstimo. Confira dicas para evitar complicações durante o processo.
Se você pretende quitar o débito com a instituição credora para se tornar o novo proprietário do veículo, precisa atentar para o valor a ser pago. Veja se tem condições de arcar com a dívida. O ideal é comprar um veículo alienado apenas se tiver como arcar com o débito e de preferência acertar à vista para evitar os juros do parcelamento.
Tanto para adquirir o carro quanto para vendê-lo é fundamental estar com todos os documentos atualizados. Esteja atento principalmente se tem IPVA atrasado, multas e se o licenciamento está em dia. Se houver alguma pendência qualquer uma das duas partes podem quitar.
Não deixe também de conferir se a cor, o número do chassi, o modelo e outros itens importantes estão realmente corretos.
Mas, é claro que se o dono atual quiser passar esse valor para o próximo, deve avisar antes de fechar a conta. Afinal, isso influenciará o preço final.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.