Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Departamento pessoal
A admissão de funcionários é a soma de vários processos fundamentais para as empresas. Entenda como eles funcionam e como fazer todas as etapas desse processo de maneira mais otimizada.
por Leonardo Cruz
Atualizado em 3 de março, 2023
Quer saber como funciona todo o processo de admissão de funcionários? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra um guia completo para entender as etapas, prazos e o passo a passo para contratar seus novos colaboradores.
A contratação tornou-se um dos maiores desafios na área de Recursos Humanos, e este guia pode ajudar a contratar funcionários de forma mais assertiva. Aqui, abordamos conceitos-chave que se aplicam ao processo de contratação e destacamos uma grande variedade de técnicas de contratação que sua empresa pode utilizar para atender às suas necessidades.
Creditas Benefícios: a 1ª carteira de benefícios do RH
Para o RH, gerenciamento descomplicado de todos os benefícios corporativos em uma única plataforma. Para os colaboradores, um só aplicativo para gerenciar e aproveitar os benefícios. Tudo em um só lugar e com custo zero para a empresa.
Para facilitar sua jornada nesse universo, aqui está tudo o que você precisa entender sobre o processo de contratação:
O processo de admissão é um conjunto de procedimentos criado para formalizar a contratação de uma nova pessoa para a empresa. Esse processo é dividido em várias etapas que começa com a candidatura de um candidato e termina com a data de início do novo funcionário.
Como estamos falando para alguém que já deve fazer isso no dia a dia, não vamos focar tanto em explicar o processo, mas sim mostrar maneiras de otimizar esses processos e ter mais resultados.
Esse é o primeiro momento onde o colaborador terá contato com as rotinas e a cultura da empresa. Esse é o momento onde é possível mostrar a organização da empresa e todos os cuidados que são direcionados aos colaboradores.
É como diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Por isso, tenha em mente que esse é o momento de dar segurança ao colaborador e de garantir que a pessoa esteja alinhada sobre suas responsabilidades.
Um processo de admissão bem feito evita gastos futuros para a empresa e evita ter dor de cabeça com questões trabalhistas.
A legislação que rege o processo de admissão de funcionários é a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que determina os direitos e deveres que as empresas e os empregados devem seguir
Tem dúvidas sobre a legislação? Saiba que é possível encontrar a CLT com suas normas correlatas no site do Senado.
A nova pessoa colaboradora deve enviar alguns documentos para que você possa preencher a CTPS Digital.
Os principais documentos são:
É importante lembrar que para atividades profissionais que exigem registro profissional, como médicos ou advogados, também devem ser solicitados documentos emitidos por entidades como CRM, OAB, CFM que são imprescindíveis ao exercício das atividades.
Também devemos lembrar que o armazenamento desses documentos é regido pelas normas da LGPD. Não respeitar essa legislação pode gerar multas para empresa.
Veja abaixo quais são as etapas desse processo.
Antes de contratar alguém, você precisa ter certeza de que a vaga é necessária. É papel do RH estratégico entender a necessidade da vaga e como essa nova pessoa colaboradora será alocada na estrutura da companhia.
Isso pode evitar que a pessoa seja contratada para uma demanda pontual, mas depois fique subutilizada até ter de ser desligada.
É através do processo de recrutamento e seleção que você irá encontrar a pessoa adequada para sua vaga. Esse processo tem as seguintes etapas: abertura da vaga, recebimento de currículos, triagem das melhores opções e entrevistas.
Se você precisa de ajuda nesse momento, temos um guia completo com tudo que você precisa sobre recrutamento e seleção.
Nesse momento você irá enviar uma proposta para a pessoa que mais se adequa ao perfil da vaga. Você precisa deixar claro qual é o modelo de contratação, cargo, salários e demais direitos caso aceite a oferta.
Aqui temos uma boa notícia: se a pessoa já estiver empregada, ela pode utilizar a carta proposta para a empresa atual e não precisar cumprir o aviso prévio. Esse é um direito que possui jurisprudência baseada na súmula 276 do TST. Aqui você pode entender mais sobre isso.
A nova pessoa colaboradora deve enviar alguns documentos para que você possa preencher a CTPS Digital.
Se você tem dúvidas sobre os documentos necessários para admissão ou seu processo de revisão, temos um tópico logo acima falando apenas desses documentos.
Com os documentos em mãos e com as informações internas como cargo, salário, data de admissão, escolaridade, modelo de contratação, estado civil e dependentes é hora de preencher a ficha de cadastro.
A Carteira de Trabalho Digital é uma grande aliada do RH por simplificar o processo de contratação de novos colaboradores.
Se você precisa de ajuda com ela, aprenda como é simples fazer esse registro no sistema do e-Social.
O exame admissional é uma importante ferramenta para avaliar as condições do trabalhador e se ele está apto a exercer sua nova função. Além disso, essa etapa também é parte das exigências do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
O profissional do RH deve garantir que a pessoa que será contratada receba tudo que precisa para trabalhar no primeiro dia. Sejam EPIs, computador, parte ergonômica ou mesmo os acessos de e-mail ou softwares, cabe ao time de RH encaminhar o pedido para as áreas que fazem esse controle de logística e infraestrutura.
Nesse momento também é responsabilidade do time de RH apoiar a nova pessoa colaboradora caso ela tenha dúvidas sobre o processo de recebimento desses itens.
O time de infraestrutura deve liberar os acessos às ferramentas que serão utilizadas e criar um e-mail para o colaborador. Já o time de logística deve garantir que os equipamentos como computador, monitores, cadeira e etc., estejam disponíveis na chegada do novo funcionário.
Vale reforçar que quem comunica tudo isso para os demais departamentos da empresa é o time de Recursos Humanos, mas ele não precisa ser responsável pelos envios.
Agora você tem um grande desafio que é estruturar a recepção de pessoas nos times. Para isso é preciso montar um conjunto de ações e práticas que buscam simplificar a adaptação de novas contratações. O objetivo do onboarding é integrar mais facilmente a nova pessoa aos processos, fluxos e metodologias da área e empresa onde estará chegando para evitar eventuais desconfortos no processo.
Você já deve ter passado por isso e sabe como é difícil deixar que a nova pessoa aprenda sozinha — e da forma mais difícil — como as coisas funcionam. Por isso, tenha cuidado na hora de elaborar seu fluxo de onboarding.
Bom, você já viu acima todo o processo de admissão detalhado, mas aqui na Creditas Benefícios nós gostamos de simplificar sua vida, por isso confira abaixo o checklist de admissão de funcionários.
Realizando pelo menos essas doze etapas você já pode dizer que fez um bom processo de admissão.
Se atente aos prazos abaixo para não perder nenhum deles e ter problemas no futuro.
Se esses prazos não forem cumpridos sua empresa pode ter de pagar uma multa que varia de acordo com o regime da empresas:
Como podem ver, a multa é salgada, então tome bastante cuidado para respeitar ambos.
Espero que você tenha conseguido tirar todas as suas dúvidas sobre como fazer o processo de admissão. Se quiser saber mais sobre o tema, saiba que o RH Estratégico tem tudo que você precisa para otimizar processos e alcançar melhores resultados.
Newsletter
RH Estratégico
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.