Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Atração e retenção
A carreira em Y flexibiliza o desenvolvimento do colaborador de acordo com seu perfil e pode trazer um excelente retorno para a empresa. Saiba mais!
por Marilia Ferro
Atualizado em 3 de março, 2023
Quer saber o que é carreira em Y? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, vamos explicar como ela funciona e suas vantagens para a organização. Confira!
Durante muito tempo, uma carreira seguia um formato linear e ascendente: iniciando em cargos mais operacionais como estagiário, depois assistente, analista e “subindo” para cargos mais estratégicos, coordenador, gerente e assim por diante.
Creditas Benefícios: a 1ª carteira de benefícios do RH
Para o RH, gerenciamento descomplicado de todos os benefícios corporativos em uma única plataforma. Para os colaboradores, um só aplicativo para gerenciar e aproveitar os benefícios. Tudo em um só lugar e com custo zero para a empresa.
Porém, nem sempre essa trajetória representa um caminho tranquilo, já que frustrações, falta de oportunidades, demissões e outros percalços são comuns, o que muitas vezes desmotiva e interrompe essa ascensão.
Hoje, com tantas mudanças no modelo de trabalho e de gestão em boa parte das empresas e a entrada das novas gerações no mercado profissional é natural que se estabeleçam novas formas de ascensão e desenvolvimento de carreira, como a carreira em Y por exemplo. Vamos falar mais sobre ela nos próximos tópicos. Acompanhe!
Para facilitar sua leitura, veja quais são os tópicos abordados nesta matéria:
Em vez da trajetória linear como os antigos modelos de desenvolvimento, a carreira em Y se diferencia por possibilitar dois caminhos distintos para o profissional – representado pela bifurcação característica da letra.
Trata-se, dessa forma, de uma nova possibilidade para profissionais que não querem ou não têm o perfil de liderança, mas que possuem habilidades técnicas fundamentais e muito valorizadas para o crescimento da organização. Ou seja, uma alternativa ideal para aqueles que se sentem mais produtivos colocando a mão na massa e mais próximos dos projetos que participam.
Nesse modelo, os profissionais podem ter dois caminhos possíveis: um cargo gerencial, que envolve diretamente a gestão de pessoas, e um cargo técnico, em que poderá explorar suas habilidades e competências ao máximo, com equivalência de salário e senioridade para a carreira.
Para lidar e disponibilizar oportunidades equivalentes para ambos os perfis, a empresa precisa estar atenta às características e habilidades de seus colaboradores para direcioná-los às posições mais adequadas, tanto para gestores quanto para especialistas.
Uma empresa que valoriza os diferentes perfis de seus colaboradores e oferece oportunidades de forma equivalente aposta, consequentemente, em inovação e competitividade no mercado.A seguir, entenda como a organização pode investir em carreiras em Y.
A empresa deve estimular e fornecer ferramentas para que os colaboradores se desenvolvam em suas áreas de atuação, seja por meio do plano de carreira quanto da educação continuada. Com o aprendizado contínuo, os profissionais tornam-se cada vez mais especialistas e com maior bagagem para contribuir com o crescimento do negócio.
Ao promover a equivalência de cargos, a empresa cria um ambiente propício para programas de promoção e sucessão – independente se no cargo de gestão ou cargos operacionais. Dessa forma, é possível que os perfis técnicos recebam responsabilidades e relevância semelhantes aos cargos gerenciais, o que reflete, é claro, na equivalência de salários.
A carreira em Y é especialmente indicada para profissionais que, mesmo que não possuam aptidão ou desejo de assumir cargos de gestão, apresentem visão de inovação e busquem proativamente soluções para as necessidades da organização. Além disso, é fundamental que tenham domínio – ou desenvolvam – das habilidades e competências essenciais para a atividade, o que o certifica como especialista em determinado assunto.
Além de ser uma excelente alternativa para o colaborador, as empresas também podem ser positivamente impactadas pela carreira em Y. Veja as vantagens!
Ao considerar a carreira em Y, a empresa está mais apta para direcionar melhor os colaboradores em atividades em que se sentem mais confortáveis, e assim produzem melhor e com mais qualidade.
Esse pode ser um dos fatores que pode fazer muita diferença no clima da organização, já que os profissionais se sentem mais valorizados, respeitados em suas particularidades e sabem que podem investir esforços em atividades que lhe garantam retorno profissional, seja como gestores ou especialistas.
A inovação dos modelos de gestão podem ser bastante atrativos para os profissionais no mercado e, uma vez dentro da organização, possivelmente serão mais engajados para permanecer, já que pertencerão a um ambiente que respeita suas características e oferece oportunidade de crescer, seja qual for sua opção de desenvolvimento.
Ao estimular o desenvolvimento dos especialistas, a empresa ganha com profissionais cada vez mais capacitados – um capital de alto valor para a organização, que terá como retorno colaboradores mais engajados e comprometidos com os resultados dentro de sua área de atuação.
Este conteúdo ajudou você a entender mais sobre a carreira em Y e suas vantagens? Saiba que no RH Estratégico você sempre encontra informações importantes sobre o universo do RH. Continue acompanhando!
Newsletter
RH Estratégico
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.