Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Benefícios flexíveis
O cartão cultura pode ser uma interessante e eficiente ferramenta para retenção de talentos. Saiba mais sobre ele nesta matéria!
por Leonardo Cruz
Atualizado em 3 de março, 2023
Quer saber mais sobre o cartão cultura? Então veio ao lugar certo. Nesta matéria, você vai entender como ele funciona e as vantagens de oferecer o vale cultura dos seus colaboradores. Confira!
O universo dos benefícios corporativos precisou se expandir consideravelmente para dar conta das expectativas e necessidades dos profissionais e atrair e reter talentos nas empresas. Por esse motivo, diversos incentivos foram criados como diferenciais para essa finalidade – e isso vai além dos já bastante conhecidos vale-alimentação e vale-refeição.
Creditas Benefícios: a 1ª carteira de benefícios do RH
Para o RH, gerenciamento descomplicado de todos os benefícios corporativos em uma única plataforma. Para os colaboradores, um só aplicativo para gerenciar e aproveitar os benefícios. Tudo em um só lugar e com custo zero para a empresa.
Nesse sentido, um dos benefícios flexíveis que mais atraem os colaboradores é o Cartão Cultura, que pode ser utilizado para aquisição de produtos e serviços culturais. A seguir, vamos falar mais sobre ele. Continue acompanhando!
Para facilitar sua jornada nesse universo, confira os principais tópicos desta matéria:
Também chamado de vale-cultura, é um benefício disponibilizado ao colaborador mensalmente, no valor de R$50,voltado para consumo de produtos e serviços culturais, como livrarias, teatro, cinema, shows, entre outros. Foi instituído pela Lei 12.761, de 27 de dezembro de 2012, e tem o objetivo de estimular a vida cultural dos trabalhadores, especialmente aqueles com renda de até cinco salários mínimos.
O valor pago por meio do Cartão Cultura não está sujeito à contribuição previdenciária ou FGTS, já que não integra o salário. Nesse caso, a empresa tem um abatimento de até 1% do imposto de renda.
O benefício é disponibilizado via cartão, é cumulativo e não tem validade.
O benefício é opcional e, caso a empresa deseje oferecer aos seus funcionários, deverá realizar um cadastro junto à Secretaria Especial de Cultura e estar em situação regular com a Receita Federal.
Para trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos, a empresa poderá optar por fazer o desconto na folha de pagamento, desde que não ultrapasse 10% do valor do benefício. Para quem recebe acima de cinco salários, o desconto é obrigatório e varia entre 20% a 90%.
Para que os colaboradores recebam o benefício, a empresa deve se cadastrar no sistema como beneficiária, fornecer seus dados e dos funcionários com contrato de trabalho via CLT e optar por uma das operadoras de cartão cartão credenciadas pelo programa.
Caso a empresa já ofereça benefício semelhante, como vale-alimentação, por exemplo, pode checar se a operadora também disponibiliza a opção do vale-cultura.
Veja como funciona:
Todos os colaboradores que tenham vínculo empregatício com as empresas que aderirem ao programa podem receber o benefício do vale cultura. O foco são aqueles que recebem até cinco salários mínimos, para estimular o acesso à cultura aos cidadãos de baixa e média renda
Seu colaborador pode utilizar o vale cultura em estabelecimentos que oferecem serviços ou produtos culturais como: cinemas, teatros, casas de espetáculos, museus, livrarias, papelarias, circos e centros de exposição.
O cartão cultura premite que sejam creditados ao colaborador um valor mensal de R$ 50,00 para aquisição de produtos ou serviços culturais.
Para disponibilizar este benefício aos seus funcionários, as empresas – aqui chamadas de beneficiárias – devem estar de acordo com algumas regras exigidas pelo programa, bem como a operadora que intermediará o benefício e as recebedoras, ou seja, os estabelecimentos que aceitarão o saldo como pagamento, além dos colaboradores. Veja a seguir:
- Estar registrada no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Estar ativa e regular junto à Receita Federal do Brasil;
- Ter ao menos um funcionário com vínculo empregatício, para a concessão do benefício;
- Realizar o cadastro no sistema Vale-Cultura, para obter o Certificado de Inscrição no Programa de Cultura do Trabalhador.
- Estar registrada no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Estar ativa e regular junto à Receita Federal do Brasil;
- Realizar o cadastro no sistema Vale-Cultura e apresentar a documentação exigida nos artigos 5º e 6º da Instrução Normativa MTur nº 3/GM/2021, para obter o Certificado de Inscrição no Programa de Cultura do Trabalhador.
- Estar registrada no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Estar ativa e regular junto à Receita Federal do Brasil;
- Possuir ao menos um dos códigos de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) previstos no Anexo VI da Instrução Normativa MTur nº 3/GM/2021;
- Realizar a habilitação junto às operadoras do Vale-Cultura, para o recebimento do cartão. Veja aqui a lista de produtos e serviços culturais permitidos pelo programa.
- Ter vínculo empregatício com uma beneficiária do Programa de Cultura do Trabalhador.
Veja o passo a passo para a empresa solicitar o auxílio para seus colaboradores:
Por não ser um benefício tão comum entre as empresas, como o vale-refeição ou vale-alimentação, oferecê-lo aos seus colaboradores pode ser um diferencial interessante e eficiente para retenção de talentos, afinal, além de estimular a vida cultural de sua equipe, o incentivo atua diretamente na satisfação e bem-estar dos funcionários.
Além disso, como explicamos anteriormente, as empresas beneficiárias, ao oferecer o Cartão Cultura, podem usufruir de incentivos fiscais concedidos pelo governo federal.
Nesse sentido, o cartão de benefícios flexíveis pode ser uma excelente ferramenta para disponibilizar esse benefício, já que por meio desse recurso é possível oferecer não apenas o subsídio para cultura, mas também vale-refeição, vale-alimentação, mobilidade, educação, entre outros, em apenas um cartão. Sem dúvida, trata-se de uma solução muito mais prática para os colaboradores, que podem controlar seus benefícios em um só lugar, e também para o RH, que em uma única plataforma poderá realizar toda a gestão de pagamentos.
Basicamente, é um cartão capaz de centralizar em uma carteira virtual todos os benefícios disponibilizados pela empresa aos seus colaboradores. Isso possibilida mais liberdade para sua utilização e aumenta o poder de escolha dos funcionários, que podem utilizar esse valor extra.
Caso você queira entender um pouco mais sobre ele, temos um guia completo sobre o cartão de benefícios flexíveis aqui no RH Estratégico.
Este conteúdo ajudou você a entender mais sobre Cartão Cultura e como ele funciona? Saiba que o RH Estratégico tem tudo que você precisa para otimizar processos e alcançar melhores resultados em sua gestão de recursos humanos. Continue acompanhando!