Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Benefícios flexíveis
A adoção de benefícios flexíveis não precisa ser fragmentada e complexa para a gestão de RH. Entenda mais sobre como solucionar as dores dos funcionários no texto de hoje da Creditas @Work.
por Leonardo Cruz
Atualizado em 4 de janeiro, 2023
Uma das principais atribuições da gestão de RH é compreender as dores dos funcionários. A partir dessa análise, é possível solucioná-las pontualmente, desenvolver estratégias para que as mesmas situações não voltem a acontecer e, assim, contribuir para a melhora significativa do clima organizacional.
Mas, todo profissional da área de RH sabe que essa não é uma tarefa tão simples quanto parece. Quanto mais se busca por soluções, maior o risco de se perder em demandas que aumentam o trabalho mecânico, e a gestão de RH acaba se tornando uma gestão e inúmeros fornecedores.
Como, então, solucionar as dores dos funcionários de maneira rápida e centralizada? A Creditas @Work te dá algumas dicas.
Para facilitar a gestão de RH, o primeiro passo para a melhora do clima organizacional de forma prática é entender as dores dos funcionários.
Parece simples e óbvio, mas diversas empresas buscam “soluções” e “benefícios” apenas pelo nome ou status, imaginando que estarão automaticamente ligados a essa questão.
Isso é um equívoco. De fato, a pesquisa divulgada em março deste ano pela Microsoft, que analisou o comportamento de empresas no Brasil e no mundo, constatou que 34% dos gestores no Brasil percebem que a alta liderança está totalmente fora de contato e desconectada com as expectativas dos seus funcionários.
Portanto, dedique algumas horas na criação, aplicação e depuração de alguns questionários a fim de elucidar a fundo as principais necessidades dos colaboradores. Em seguida, catalogue-as em grupos que possam ser complementares – queixas em relação ao ambiente de trabalho, à remuneração e benefícios, plano de carreira, etc. Dessa forma, você já tem muito do que precisa para resolver os problemas da maneira mais centralizada possível.
Além de ter um bom panorama interno, é muito importante que você acompanhe as tendências na sua área. Seus funcionários fazem parte dessas tendências. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar as expectativas e, até mesmo, reforçar os dados da sua pesquisa interna.
Ainda segundo a mesma pesquisa da Microsoft, por exemplo, 71% dos brasileiros colocam a saúde e bem-estar à frente do trabalho desde o início da pandemia de COVID-19. Já 7% dos funcionários do mundo inteiro priorizam a vida particular do que a profissional. Isso já nos dá um caminho sobre a forte tendência se seguros saúde e vida.
Seguindo os principais itens, 18% dos trabalhadores mundiais que pediram demissão em 2021, o fizeram por conta de salários ou benefícios incompatíveis com o mercado. O número parece pequeno, mas assusta quando pensamos que, dos que não pediram demissão no ano passado, quase metade, 43%, pensam em, de fato, se desligarem na empresa justamente pela baixa oferta de benefícios para funcionários e salários incompatíveis. Quando pensamos na Geração Z, esse número salta para nada menos do que 55%.
“As pessoas estão repensando sobre o que realmente estão dispostas a abrir mão por suas carreiras”, diz Colette Stallbaumer, gerente geral de Microsoft 365, em entrevista ao Estado de S.Paulo. Considerando essas mudanças de prioridades, é preciso concordar que também está na hora das empresas passarem a ter um olhar mais holístico e centralizado para a dor do funcionário - evitando novas ondas de debandadas profissionais.
Saiba mais: PAT: evolução do programa na era dos cartões multibenefícios
Uma vez que você já conheceu as dores dos funcionários, que as embasou com dados de pesquisas e outros levantamentos externos, chegou a hora de entender a aplicabilidade das ações.
Muito dificilmente as dores dos funcionários estarão todas relacionadas a uma única área. E, ainda assim, como desconsiderar as tendências altíssimas de preocupação com a saúde?
Invariavelmente, isso pode resultar em uma alta demanda de fornecedores para a gestão de RH.
Como evitar essa questão? Escolhendo o fornecedor certo.
Para solucionar a questão da alta de fornecedores e auxiliando na resolução das dores dos funcionários de maneira centralizada, a Creditas @Work desenvolveu a primeira carteira de benefícios do RH do Brasil.
Isso significa que o seu RH pode oferecer uma alta variedade de benefícios flexíveis para os colaboradores com um único fornecedor, economizando tempo e, principalmente, dinheiro, otimizando a gestão de RH.
Na Creditas @Work, você pode contratar e/ou ter acesso aos seguintes benefícios flexíveis:
Já pensou em oferecer um seguro saúde, Vale Alimentação e o serviço de Empréstimo Consignado com um único fornecedor?! Você já viu que com a Creditas @Work é possível combinar esses e vários outros benefícios flexíveis para seus funcionários.
Dessa forma, com o fornecedor certo, você consegue abordar todas as dores dos funcionários de uma única vez, de forma centralizada e efetiva, otimizando o trabalho do RH e gerando equipes produtivas, engajadas e com qualidade de vida.
Se o conteúdo desta matéria faz diferença para seus próximos projetos, saiba que o RH Estratégico tem tudo que você precisa para otimizar processos e alcançar melhores resultados.
Newsletter
RH Estratégico
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.