Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Departamento pessoal
Inteligência emocional tornou-se habilidade de alto valor do mundo corporativo. Saiba mais nesta matéria!
por Marilia Ferro
Atualizado em 9 de dezembro, 2022
Quer saber o que é inteligência emocional no trabalho? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai entender a importância dessa habilidade e como desenvolve-la em seus colaboradores. Confira!
Em tempos de adversidades e mudanças tão drásticas na forma de viver, a inteligência emocional tornou-se uma espécie de habilidade bastante valorizada, especialmente no mercado de trabalho. Dessa forma, as competências técnicas, de liderança e grande conhecimento na área de atuação podem não ser suficientes para um profissional se destacar – é preciso, também, ter flexibilidade, empatia e uma gestão eficiente das emoções. Nos próximos tópicos, você vai entender mais sobre esse conceito e como é possível desenvolvê-lo. Acompanhe!
Para facilitar sua leitura, veja quais são os tópicos abordados nesta matéria:
Trata-se de uma habilidade específica para identificar e gerenciar emoções, seja do próprio indivíduo ou das pessoas ao seu redor, e a capacidade de expressá-las de maneira clara e consciente. A inteligência emocional tem como base 5 competências, que são:
Creditas Benefícios: a 1ª carteira de benefícios do RH
Para o RH, gerenciamento descomplicado de todos os benefícios corporativos em uma única plataforma. Para os colaboradores, um só aplicativo para gerenciar e aproveitar os benefícios. Tudo em um só lugar e com custo zero para a empresa.
A equipe de trabalho é considerada um microuniverso, com códigos e cultura próprios. E é nesse ambiente que passamos, muitas vezes, uma boa parte de nossa vida. Por essa razão, é fundamental conseguir se adaptar a esses códigos e gerir os próprios sentimentos, sejam eles bons ou ruins, para tornar o dia a dia mais produtivo, com uma comunicação mais fluida, respeitosa e eficiente - não apenas para atingir os resultados esperados, mas para tornar o ambiente mais saudável para todos.
Veja também: Como melhorar o equilíbrio emocional dos colaboradores
A inteligência emocional, ainda que seja uma capacidade natural de muitas pessoas, pode ser trabalhada e desenvolvida pelo colaborador. Dessa forma, ele terá a disposição uma importante ferramenta de relacionamento, negociação, escuta e autoconhecimento que podem fazer toda a diferença em sua própria carreira e também na produtividade da empresa. Veja como investir nesse aprendizado para sua equipe!
Entender e acolher diferentes perfis pessoais é o primeiro passo para desenvolver habilidade de IE n0 contexto do trabalho. Dessa forma, é possível mapear quais características de personalidade devem ser respeitadas, quais podem ser melhoradas e como trabalhar a gestão das emoções de acordo com a natureza do colaborador, que saberá como controlá-las de forma mais inteligente.
É bastante comum que os colaboradores não percebam certos traços de personalidade que podem prejudicá-los e outros que são interessantes no contexto profissional. Ao mapear essas características, o indivíduo pode gerenciar melhor atitudes menos positivas e investir ainda mais em suas habilidades sociais. Nesse sentido, o mapeamento comportamental realizado por especialistas pode ser uma ferramenta essencial, já que a partir dele é possível trazer feedbacks menos subjetivos e mais realistas para o colaborador.
Uma comunicação eficaz e empática é a chave para um ambiente saudável e produtivo. Para isso, incentive a clareza, a objetividade, o respeito e a escuta ativa na comunicação entre os colaboradores.
A inteligência emocional é especialmente fundamental para as lideranças, já que a partir delas são estabelecidas as estratégias e toda a expectativa de resultado, seja por parte da equipe quanto das lideranças superiores - e o gestor deve saber lidar de forma eficiente com essas duas frentes. Além disso, todas as suas falas e atitudes têm impacto direto no ritmo do time e uma má gestão de emoções pode minar a produtividade dos liderados.
No mundo organizacional, a inteligência emocional entra no campo das soft skills, que são as habilidades comportamentais, psicológicas e relacionais do profissional. Nesse caso, o RH pode promover capacitações e treinamentos específicos para o desenvolvimento dessas habilidades levando em conta as necessidades específicas de cada colaborador.
Este conteúdo ajudou você a entender mais sobre a importância da inteligência emocional no trabalho? Saiba que o RH Estratégico tem tudo que você precisa para otimizar processos e alcançar melhores resultados em sua gestão de recursos humanos. Continue acompanhando!
Newsletter
RH Estratégico
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.