Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Employer Branding
Entenda o que é o Janeiro Branco e conheça estratégicas para engajar seu time com as iniciativas.
por Marilia Ferro
Atualizado em 11 de janeiro, 2024
Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório com um dado incômodo: quase um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental. Esse número inclui 14% dos adolescentes do mundo.
Quando o assunto é ansiedade, o Brasil é líder mundial em prevalência de transtornos de ansiedade. Segundo dados da OMS, o Brasil era o país
mais ansioso do mundo e mais depressivo da América Latina antes mesmo da pandemia – e, considerando o contexto atual, certamente não estamos em posição melhor.
Nesse cenário, o Janeiro Branco surge como uma iniciativa muito valorizada pelos colaboradores que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população.
Nesse material, vamos te apresentar a campanha do Janeiro Branco, e sugestões de ações práticas para manter o bem-estar na sua empresa durante o ano todo.
O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul com foco na saúde mental.
Lançada em 2014 por psicólogos brasileiros, a campanha Janeiro Branco tem como missão conscientizar sobre a importância da saúde mental. A escolha de janeiro não é aleatória, mas estratégica, aproveitando o início do ano para incentivar a reflexão sobre metas e autocuidado.
O branco simboliza uma página em branco, representando a oportunidade de escrever uma nova história com foco no bem-estar mental. O movimento destaca também a importância de desmistificar tabus relacionados à saúde emocional.
Em 2024, o lema "Saúde mental enquanto há tempo" reforça a urgência do cuidado com esse tema. A intenção é criar ambientes acolhedores, onde as pessoas se sintam à vontade para expressar emoções e buscar apoio quando necessário. Para saber um pouco mais sobre a campanha, assista ao vídeo abaixo do Instituto Janeiro Branco.
A campanha do Janeiro Branco foi criada em 2014 pelo psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão, com o intuito de criar uma cultura de saúde mental e do bem-estar emocional na sociedade.
Inicialmente, Leonardo e outros psicólogos e psicólogas iam às ruas falar com a população sobre saúde mental. Atualmente, a campanha cresceu e agora conta com colaboradores em diversas cidades e até em outros países, como Portugal, Estados Unidos e Japão.
Segundo a Lei Federal 14.556/23, a campanha do Janeiro Branco deve abordar os seguintes temas:
Para o setor de Recursos Humanos, o Janeiro Branco oferece uma oportunidade valiosa para promover a conscientização sobre a saúde mental no ambiente de trabalho. Ao adotar a mensagem "Saúde mental enquanto há tempo", você pode reformar o compromisso com o bem-estar dos colaboradores, contribuindo para ambientes mais saudáveis e produtivos.
Ao abordar o Janeiro Branco, é fundamental explorar temas que promovam a conscientização sobre a saúde mental e incentivam práticas saudáveis. Aqui estão algumas dicas para aplicar nas empresas durante o Janeiro Branco:
Considerando o recorte da vida econômica do colaborador como ponto fundamental do seu bem-estar, as organizações devem, dentro do possível, oferecer o suporte necessário para que os profissionais se sintam apoiados nessa questão e, mais do que isso, disponibilize ferramentas para melhorar a relação com o dinheiro e para ser possível desenvolver as habilidades necessárias para estar em dia com as finanças.
Nesse sentido, empresas que oferecem educação financeira investem não apenas no bem-estar do colaborador, mas também em sua produtividade, resultados e em sua imagem como marca empregadora.
Se você quer entender melhor por que investir na saúde mental e financeira dos colaboradores, leia nosso e-book sobre “Saúde Mental e Financeira dos colaboradores”.
Newsletter
RH Estratégico
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.