• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis

    • Empréstimo com garantia
    • Aluguel
    • Financiamento
    • Seguro Casa
    • Carros

    • Empréstimo com garantia
    • Financiamento de carros
    • Seguro Auto
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Seguros

    Seguros

      Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.

    • Para você

    • Auto
    • Casa
    • Viagem
    • Vida
    • Acidentes Pessoais
    • Mais seguros para empresas
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Benefícios corporativos
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Atração e Retenção
  • Benefícios flexíveis
  • Employer branding
  • Educação financeira
  • Departamento pessoal
  • Na mídia
  1. Home

  2. Departamento pessoal

Departamento pessoal

Janeiro Branco: o que é e como o RH pode abordar

A campanha Janeiro Branco traz reflexões sobre a saúde mental e qualidade de vida e pode ser abordada entre os colaboradores. Saiba mais!

por Marilia Ferro

Atualizado em 3 de março, 2023

Janeiro Branco: o que é e como o RH pode abordar

Quer saber tudo sobre o Janeiro Branco e sua importância? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai conhecer seu significado e como o RH pode abordá-lo entre os colaboradores.

O mês de janeiro tem como tradição o planejamento e início de novos desafios e metas para o ano que nasce – as famosas promessas de ano novo. Nessa época, costumamos revisitar também os nossos hábitos, relacionamentos e comportamentos, buscando melhorias e desenvolvimento para o ciclo que se inicia.

Creditas Benefícios: a 1ª carteira de benefícios do RH

Para o RH, gerenciamento descomplicado de todos os benefícios corporativos em uma única plataforma. Para os colaboradores, um só aplicativo para gerenciar e aproveitar os benefícios. Tudo em um só lugar e com custo zero para a empresa.

Quero saber mais

Esse clima de recomeço foi a motivação para a idealização do Janeiro Branco, uma campanha que tem como objetivo a conscientização em relação à saúde mental e bem-estar. Mais adiante, vamos explicar melhor essa iniciativa e sua origem. Continue acompanhando!

Para facilitar sua leitura, veja os tópicos que foram abordados nesta matéria:

O que é Janeiro Branco?

Janeiro Branco é uma campanha de conscientização sobre a importância da saúde mental e do bem-estar emocional. Ela é realizada todo o mês de janeiro, com o objetivo de promover a reflexão sobre o tema e incentivar ações que visem à prevenção de problemas mentais e à promoção de um estilo de vida saudável.

A campanha foi criada em 2014, no Brasil, e desde então tem se espalhado por diversos países, sendo amplamente divulgada nas redes sociais e nos meios de comunicação. A ideia é promover ações de conscientização, apoio e prevenção da saúde mental, e também oferecer informações e orientações para quem está passando por problemas de saúde mental ou emocional. O movimento é promovido por profissionais de saúde, organizações não governamentais e outros grupos interessados em promover a saúde mental e o bem-estar emocional.

Como surgiu a campanha?

O Janeiro Branco surgiu em 2014 e foi idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão. O mês de janeiro foi escolhido por conta do clima de renovação tão comum dessa época do ano, com o estabelecimento de novas metas de vida e uma revisão do que foi realizado no ano que passou – o que seria uma excelente oportunidade para refletir, também, na qualidade de vida.

Além disso, algumas pessoas podem experimentar algum tipo de melancolia ou angústia nessa época por estarem fragilizadas pelas mais diversas razões e a campanha pode ser uma oportunidade para que que busquem ajuda especializada antes que os problemas se agravem.

Já a cor branca representa uma página em branco, na qual escrevemos simbolicamente os desejos e planos para uma vida mais feliz.

A saúde mental e sua relação com o trabalho

De acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), “saúde mental refere-se a um bem-estar em que o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a prestar sua contribuição para a sua comunidade.”

A OMS ainda estima que cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão, o que representa cerca de 5,8% da população. O potencial de novas pessoas adoecidas é ainda mais alarmante: 20% a 25% da população tem propensão a se tornar depressiva. Já em relação ao transtorno de ansiedade, a doença atinge atualmente cerca de 20 milhões de brasileiros, ou 9,3% da população. O último estágio desses transtornos, o suicídio, já é considerado pelo Ministério da Saúde como a quarta principal causa de morte entre jovens no Brasil.

É bastante comum que as pessoas relacionem esse termo a “doença mental”- ou a ausência dela. Porém, essa afirmação acaba simplificando o conceito, já que a saúde mental representa a capacidade do indivíduo de viver de forma plena, experienciando emoções boas e ruins de forma harmônica, se relacionando com os outros de forma saudável, aceitando as exigências da vida, reconhecendo limites e buscando ajuda se necessário.

Ainda que a saúde mental envolva todas as áreas da vida, a relação com o trabalho e os fatores financeiros são, frequentemente, as grandes causas de estresse e o consequente adoecimento. É por isso que, cada vez mais, as empresas devem ampliar seu conhecimento sobre essa questão e promover ações específicas visando o bem-estar dos seus colaboradores, levando em conta sua qualidade de vida e, consequentemente, a produtividade da organização.

Veja também: Como melhorar o equilíbrio emocional dos colaboradores

Como o RH pode abordar o Janeiro Branco na empresa?

É papel do RH incentivar a discussão sobre a saúde mental dentro da organização, além de trazer iniciativas para mapear e ajudar na conscientização de doenças psíquicas, sejam elas relativas ao trabalho ou não.

Levando em conta a campanha do Janeiro Branco, assim como em outras campanhas como o Outubro Rosa ou Novembro Azul, é possível aproveitar o período para trazer conhecimento sobre esse tema e estabelecer ações durante todo o ano.

Veja a seguir cinco iniciativas o RH pode realizar:

Crie campanhas de conscientização

É importante que a empresa promova campanhas de conscientização sobre a importância da saúde mental e do bem-estar dos funcionários. Isso pode ser feito através de panfletos, e-mails, palestras, etc.

Ofereça suporte psicológico

A empresa pode contratar profissionais de saúde mental para oferecer atendimento psicológico aos funcionários. Isso pode ser feito através de sessões individuais ou em grupo.

Crie grupos de apoio

A empresa pode criar grupos de apoio para funcionários que estejam passando por problemas de saúde mental. Esses grupos podem ser liderados por profissionais especializados ou por funcionários que tenham experiência no assunto.

Promova atividades de lazer e bem-estar

A empresa pode promover atividades de lazer e bem-estar, como yoga, meditação, psicologia positiva, etc. para ajudar os funcionários a reduzir o estresse e a melhorar a saúde mental.

Estabeleça políticas de bem-estar no trabalho

A empresa pode estabelecer políticas de bem-estar no trabalho, como horários flexíveis, licenças por doença mental, possibilidade de trabalhar de forma remota, etc. para ajudar os funcionários a equilibrar a vida pessoal e profissional.

Este conteúdo ajudou você a entender mais sobre a campanha do Janeiro Branco? Saiba que o RH Estratégico tem tudo que você precisa para otimizar processos e alcançar melhores resultados em sua gestão de recursos humanos. Continue acompanhando!

Newsletter

RH Estratégico

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Departamento pessoal

Férias coletivas: veja como funciona e o que diz a lei