Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Employer Branding
Aproveitar as discussões sobre o câncer de mama no mês do outubro dentro das organizações pode ser uma importante ação de endomarketing. Saiba mais!
por Marilia Ferro
Atualizado em 13 de outubro, 2022
Quer saber como o RH pode abordar o Outubro Rosa nas empresas? Então veio ao lugar certo. Nesta matéria, você saber mais sobre a campanha e trazer algumas ações que podem ser desenvolvidas ao longo do mês. Confira!
A prevenção é o caminho mais eficiente no combate ao câncer de mama. E por essa razão, esse tema recebeu um mês inteiro de conscientização para promover o diagnóstico precoce da doença, que é fundamental para o sucesso do tratamento e a redução da mortalidade entre mulheres.
Por conta da importância vital desta campanha, diversos setores da sociedade, incluindo órgãos públicos e privados, se engajam para falar sobre o câncer de mama ao longo do mês de outubro – e a sua empresa também pode incentivar essa mensagem a partir de ações promovidas pelo RH.
Para facilitar sua leitura, saiba quais são os tópicos abordados nesta matéria:
Trata-se de uma campanha mundial que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção, exames e diagnóstico precoce do câncer de mama – uma das enfermidades mais comuns em mulheres de todo o mundo.
Este movimento surgiu nos anos 90 nos Estados Unidos, após o falecimento de Susan G. Komen, vítima da doença. Para homenageá-la, sua irmã, Nancy Brinker, criou a Fundação Susan G. Komen for the Cure, que tem como propósito colocar em prática iniciativas de prevenção.
A primeira delas ganhou bastante notoriedade: a Corrida pela Cura. Neste evento, foram distribuídos laços rosas entre os participantes, que se tornaram o símbolo mundial da luta contra o câncer de mama.
Garanta sua vaga no HR Trends Diversidade e bem-estar e aprenda como construir o melhor ambiente para as pessoas da sua empresa.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer no sexo feminino e, em 2022, a expectativa é de que mais de 66 mil mulheres sejam afetadas pela doença. Nesse sentido, a campanha ganha extrema relevância e pode efetivamente salvar a vida de milhares de pessoas todos os anos, já que permite um diagnóstico e tratamento precoces que podem aumentar significativamente as chances de cura.
Diante disso, considerando que o ambiente de trabalho representa uma boa parte da nossa vida e rotina, torna-se essencial levar essa discussão para dentro das organizações, não apenas para que a importância da campanha tenha mais alcance entre os colaboradores, mas também para promover um ambiente de cuidado, empatia e bem-estar que refletem na operação da empresa como um todo e no clima organizacional.
E essas ações não devem ser direcionadas apenas para o público feminino. Isso porque, ainda que seja mais raro, o câncer de mama também pode atingir a população masculina. Além disso, compartilhar esse conhecimento com homens também é fundamental, já que estes podem estar mais atentos em relação à saúde de suas mães, esposas, irmãs e amigas e ajudá-las a detectar possíveis sintomas.
O RH pode engajar os colaboradores com a campanha compartilhando conhecimento e promovendo ações de conscientização. Veja algumas a seguir!
Quando se trata de saúde, a melhor opção é contar com o apoio de especialistas da área para compartilharem informações seguras a respeito da prevenção de doenças e seus sintomas. Nesse sentido, vale organizar palestras informativas, rodas de conversa ou lives na internet para que os funcionários possam tirar dúvidas sobre o câncer de mama ou mesmo a realização do autoexame.
O RH pode planejar materiais com a temática do Outubro Rosa e informações sobre a doença e prevenção nas redes sociais internas ou outros canais de comunicação. Nesse caso, podem ser desenvolvidos textos informativos, infográficos, e-books, podcasts ou vídeos sobre o tema.
Uma ação bastante simples, mas que pode ter bastante apelo entre os colaboradores, é o “Dia do Rosa”, em que toda a equipe veste uma peça de roupa nesta cor. Além de esquentar as discussões sobre o assunto, ainda é possível desenvolver o sentimento de pertencimento e engajamento dos funcionários.
Não apenas os colaboradores podem se vestir com a inspiração do Outubro Rosa. A empresa também pode receber decoração e iluminação diferente ao longo de todo o mês, com balões, cartazes e laços espalhados pelo ambiente.
Depoimentos de pacientes que estão em tratamento ou que venceram a doença podem ser uma ferramenta poderosa de conscientização para a importância da prevenção e de esperança e força para quem também está enfrentando o problema, trazendo resultados muito positivos para a ação.
Com o objetivo de fortalecer as instituições confiáveis que atuam por essa causa, a empresa pode incentivar doações dos colaboradores. Isso pode ser feito por meio de doação de dinheiro ou itens de primeira necessidade, corte de cabelo para confecção de perucas para as pacientes que passam por tratamento quimioterápico ou mesmo oferecendo um pouco de tempo e empatia em trabalhos voluntários.
Iniciativas como essa trazem um impacto social bastante relevante, já que podem, acima de tudo, salvar vidas e fortalecer a luta contra o câncer de mama, além de ser fundamental para humanizar as empresas e torná-las um ambiente saudável para toda a equipe.
Este conteúdo ajudou você a entender mais sobre o Outubro Rosa? Saiba que o RH Estratégico tem tudo que você precisa para otimizar processos e alcançar melhores resultados em sua gestão de recursos humanos. Continue acompanhando!
Newsletter
RH Estratégico
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.