Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Employer Branding
Um profissional completo reúne habilidades técnicas e pessoais que precisam ser acompanhadas pela companhia. Saiba mais!
por Marilia Ferro
Atualizado em 7 de dezembro, 2022
Quer entender a diferença entre hard skills e soft skills? Então veio ao lugar certo. Nesta matéria, você vai entender os dois conceitos e como eles se aplicam na rotina profissional. Acompanhe!
Os termos hard skills e soft skills tornaram-se bastante comuns no mercado de trabalho e são conceitos bastante importantes para definir as habilidades essenciais no momento de contratar e também de desenvolver um novo colaborador. Envolvem tanto competências e conhecimentos técnicos comprovados e as habilidades sociais e emocionais de um profissional.
Para facilitar sua jornada nesse universo, veja os tópicos que serão explorados nesta matéria:
Hard skills são as competências e habilidades técnicas aprendidas ao longo da vida profissional, por meio da formação acadêmica, cursos, estudos e a própria experiência no trabalho. No geral, podem ser medidas e comprovadas por meio de diplomas, avaliações, testes e portfólios, ou mesmo apresentadas de forma física e tangível no currículo do colaborador.
As hard skills mais esperadas ou valorizadas pelos recrutadores variam bastante de acordo com o segmento e as necessidades específicas de cada organização. Veja alguns exemplos a seguir.
De forma geral, essas competências que podem ser necessárias para determinada atividade são aquelas definidas antes mesmo da fase de seleção, em que os gestores da área contratante definem as habilidades imprescindíveis para que o novo colaborador exerça plenamente a sua função de acordo com seu nível profissional.
Por essa razão, é necessário que o RH, juntamente com o gestor, realizem um planejamento detalhado para a descrição da vaga para que essas exigências sejam efetivamente compatíveis com o cargo.
Creditas Benefícios: a 1ª carteira de benefícios do RH
Para o RH, gerenciamento descomplicado de todos os benefícios corporativos em uma única plataforma. Para os colaboradores, um só aplicativo para gerenciar e aproveitar os benefícios. Tudo em um só lugar e com custo zero para a empresa.
Se as hard skills são as competências aprendidas na vida acadêmica e profissional, as soft skills acabam se relacionando às habilidades inatas ou adquiridas ao longo da vida do colaborador e do desenvolvimento pessoal de cada indivíduo.
Dessa forma, esse tipo de capacidade é muito mais difícil de mensurar e tangibilizar, pois está relacionada a emoções, percepções ou traços de personalidade, e geralmente é avaliada ao longo da jornada do colaborador na organização, onde são observadas suas habilidades relacionais, de liderança e resolução de problemas, por exemplo. A seguir, conheça algumas aptidões mais importantes e valorizadas nos profissionais.
Para analisar as soft skills essenciais de um candidato ainda na etapa de seleção, uma boa solução é apresentar determinadas situações e questionar, durante a entrevista, o que a pessoa faria diante de alguns cenários ou acontecimentos. Dessa forma, é possível avaliar se ele tem as habilidades pessoais mais importantes para a função antes mesmo de sua admissão.
É consenso que as habilidades em hard skills podem ser aprendidas ao longo da trajetória profissional. Mas e quanto às soft skills?
Muitas pessoas podem pensar que habilidades relacionais são inatas, mas a verdade é que é perfeitamente possível adquirir as competências pessoais essenciais para o desenvolvimento profissional, como liderança, resolução de problemas e conflitos, proatividade, comunicação, entre outros.
É papel da empresa, antes de tudo, estabelecer quais são as competências indispensáveis para a função e para o negócio de forma geral, assim como aperfeiçoar essas habilidades em seus colaboradores.
Dessa forma, o RH pode promover capacitações tanto para as habilidades técnicas quanto para as aptidões relacionadas à soft skill, evidenciando qual a postura e conhecimentos que a empresa espera do funcionário e investindo em treinamentos para essa finalidade.
Para os colaboradores com algumas lacunas em seu desempenho técnico, é possível implantar programas de capacitação por meio de parcerias com faculdades, pós-graduação ou cursos livres para aprendizado de ferramentas, por exemplo.
Já para aqueles funcionários que apresentam deficiências específicas em soft skill, o RH pode oferecer atividades para desenvolvimento das capacidades esperadas ou, em alguns casos, sugerir ao colaborador o acompanhamento com profissionais, como terapeutas e psicólogos especialistas em comportamento profissional.
"Aprender na empresa é um direito, não um dever”, a frase de Conrado Schlochauer, Fundador da nōvi, escritor e convidado do nosso podcast, demonstra um pouco dos pensamentos compartilhados neste episódio. Junto ao autor do best-seller Lifelong Learners, contamos também com as ilustres presenças de Viviane Elias, C-level de riscos, inovação e processos, e Karen Sandhof, vice-presidente de People da Creditas, além do nosso host Guilherme Casagrande.
Este conteúdo ajudou a entender melhor a diferença entre soft skills e hard skills? Saiba que o RH Estratégico tem tudo que você precisa para otimizar processos e alcançar melhores resultados. Continue acompanhando!
Newsletter
RH Estratégico
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.