Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Atração e retenção
Saiba quais são as principais atribuições do setor de gestão de pessoas e conheça os salários de RH oferecidos no Brasil atualmente.
por Marilia Ferro
Atualizado em 3 de março, 2023
Quer saber mais sobre os salários na área de RH? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai conhecer as principais funções dentro da área e as médias salariais nacionais. Confira!
O profissional de RH é indispensável em organizações que contam com um quadro de funcionários, mesmo que seja pequeno. Isso porque as necessidades dos colaboradores não podem ficar em segundo plano, afinal, são eles os responsáveis pela entrega das demandas e, consequentemente, pelo crescimento da empresa.
Creditas Benefícios: a 1ª carteira de benefícios do RH
Para o RH, gerenciamento descomplicado de todos os benefícios corporativos em uma única plataforma. Para os colaboradores, um só aplicativo para gerenciar e aproveitar os benefícios. Tudo em um só lugar e com custo zero para a empresa.
E, é claro, apenas um profissional capacitado é capaz de atender a essas demandas. Este especialista terá responsabilidades relacionadas à gestão de pessoas, desenvolvimento organizacional, departamento pessoal, recrutamento e seleção, entre outros. Entretanto, não se trata de um trabalho operacional, mas de muita capacidade estratégica.
Para facilitar sua leitura, veja os tópicos abordados nesta matéria:
Para se tornar um profissional de RH eficiente, os interessados podem cursar graduação na área de Gestão de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas, porém, uma graduação em Administração pode ser uma porta de entrada, desde seja complementada por cursos de especialização de RH, como Gestão Estratégica de Pessoas ou Psicologia Organizacional.
Mas é claro que os aprendizados não se limitam ao cenário acadêmico. É importante que o gestor de RH continue aprimorando suas habilidades técnicas, a partir de cursos, workshops, palestras, entre outros, e potencialize suas soft skills, especialmente inteligência emocional, resolução de conflitos e capacidade analítica.
Para entender melhor como os salários de RH são calculados, é importante saber quais são as principais atribuições do setor, ou seja, entender exatamente o que está debaixo desse guarda-chuva tão amplo e complexo de gestão de pessoas.
Veja também: O novo cenário para o RH
Segundo a plataforma Salario.com.br em parceria com Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, entre setembro de 2021 e agosto de 2022, os salários de RH para analistas estavam na média de R$ 3.669,93 no mercado de trabalho brasileiro, em jornadas de trabalho com aproximadamente 43 horas semanais. Para gestores, a média salarial é de R$ 7.829,72.
Assim como qualquer outra área, o piso salarial de RH é calculado a partir do nível hierárquico do profissional. Dessa forma, a relação atual é a seguinte:
A definição dos salários de RH também depende da região onde a empresa atua e do seu porte, sendo que estados com alta demanda e maior poder aquisitivo, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro oferecem salários maiores que estados menos populosos, como Roraima, Amapá e Acre.
Em São Paulo, que é o estado mais populoso do Brasil, os salários de RH são definidos da seguinte forma, considerando uma jornada de trabalho de 43 horas semanais:
Como podemos observar, alguns estados brasileiros oferecem um piso salarial de RH mais elevado, portanto, o gestor de RH que está em busca de oportunidades melhores de emprego, pode buscar por vagas 100% remotas em empresas localizadas nessas regiões, desde que tenha estrutura para atuar em outro estado.
O tempo de experiência da área e a busca por conhecimentos avançados também ajudam a crescer na carreira, afinal, as empresas estão investindo cada vez mais na contratação de profissionais de alta performance, capazes de contribuir efetivamente para seu crescimento.
O RH é responsável por criar estratégias para melhorar a produtividade, motivação e engajamento da equipe, incluindo a oferta de benefícios flexíveis, entre outras remunerações além do salário. Mas, é claro, não dá para esquecer que o gestor de RH também precisa desses incentivos para oferecer um serviço de qualidade e dedicado.
Os benefícios flexíveis voltados para nutrição, mobilidade, acesso à cultura, proteção de renda, controle financeiro, desenvolvimento pessoal e profissional e saúde são essenciais para garantir a qualidade de vida do colaborador, evitar o turnover e reduzir a taxa de absenteísmo, trazendo benefícios para a equipe e para a empresa.
Quer saber mais? Baixe gratuitamente o material Remuneração Além do Salário, que a Creditas Benefícios preparou para te ajudar a alavancar a marca empregadora!
E-book Remuneração Além do Salário
Espero que você tenha conseguido tirar todas as suas dúvidas sobre os salários no RH. Se quiser saber mais sobre o tema, saiba que o RH Estratégico tem tudo que você precisa para otimizar processos e alcançar melhores resultados.
Newsletter
RH Estratégico
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.