Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Atração e retenção
Entenda os conceitos de teletrabalho, sua legislação e como ele pode impactar a vida do quadro profissionais da sua empresa.
por Leonardo Cruz
Atualizado em 3 de março, 2023
Quer saber tudo sobre a implementação do trabalho remoto, considerando as boas práticas e a nova legislação vigente para ele? Então acompanhe este material que preparamos para você entender o que é, legislação, vantagens, desvantagens e como implementar essa modalidade na sua empresa.
Creditas Benefícios: a 1ª carteira de benefícios do RH
Para o RH, gerenciamento descomplicado de todos os benefícios corporativos em uma única plataforma. Para os colaboradores, um só aplicativo para gerenciar e aproveitar os benefícios. Tudo em um só lugar e com custo zero para a empresa.
Para facilitar sua jornada nesse universo, confira os principais tópicos desta matéria:
No trabalho remoto, também chamado de teletrabalho, o colaborador realiza suas atividades profissionais à distância por meio de tecnologias específicas para realizar suas tarefas e se conectar com seus líderes e pares.
Foi inserido na rotina de boa parte das pessoas de forma abrupta, por conta da pandemia de covid-19, mas estabeleceu-se como uma tendência que tende a permanecer na cultura do trabalho – prova disso é a alteração da legislação trabalhista com regras específicas para essa modalidade.
Além disso, é importante destacar que os profissionais já estão utilizando a possibilidade de trabalho remoto como diferencial para escolher uma vaga. Dessa forma, as empresas cada vez mais devem adaptar suas operações para atividades à distância como uma estratégia vital para atração e retenção de talentos
O teletrabalho é aquele que precisa de recursos tecnológicos e que pode ser exercido tanto nas dependências do empregador, mas está sendo exercido em outro local. Sendo assim, atividades exercidas por profissionais como motoristas ou jardineiros não pode ser enquadrado como teletrabalho, já que elas são normalmente exercidas fora da sede da empresa.
O teletrabalho é regido pelas seguintes leis:
Existem também as seguintes resoluções do Judiciário sobre o tema:
Se você quiser se aprofundar mais no tema legislação basta clicar nos links acima e ler as normativas na integra.
Muitas empresas já puderam perceber que a possibilidade do trabalho remoto traz grandes vantagens em diversos aspectos. Vamos explicar algumas delas a seguir.
Essa talvez seja a vantagem principal e a primeira a ser sentida pelas empresas que adotaram esse sistema, afinal, a manutenção de escritórios que recebem dezenas ou centenas de pessoas por dia tem um custo muito alto. Optar por um esquema híbrido ou totalmente remoto pode representar uma grande economia, possibilitando a aplicação desses recursos em inovação e na expansão da empresa.
O trabalho remoto possibilita contratar pessoas em qualquer lugar do mundo, o que significa que a empresa não perde possíveis talentos por conta de sua localidade. Além disso, cada vez mais os colaboradores optam por vagas remotas e isso é um importante diferencial para que eles escolham uma companhia.
O tempo de deslocamento, trânsito e transportes lotados estressam os funcionários, aumentam a chance de atrasos ou faltas e, como consequência, a produtividade cai consideravelmente. Nesse sentido, permitir que os colaboradores trabalhem de onde quiserem pode melhorar o engajamento e a qualidade de vida da equipe.
Existem diversas pesquisas que demonstram que o trabalho remoto não reduziu a produtividade ou os resultados das empresas. Isso significa que, mesmo longe dos olhos de seus líderes, os colaboradores continuavam comprometidos com o desempenho da empresa e se adaptaram ao novo método de trabalho à distância.
O trabalho remoto estabeleceu sua permanência entre os profissionais e é fundamental que as empresas estejam atentas a essas tendências, além das boas práticas para implementar essa operação.
Para facilitar a migração, produzimos um material completo com todos os pontos fundamentais da legislação trabalhista para o teletrabalho, além de um passo a passo para sua implantação.
Nem só de vantagens vive o teletrabalho. Abaixo você pode conferir algumas das desvantagens apontadas pelo TST.
Graças as mudanças decorrentes da pandemia de Covid-19, termos como teletrabalho, trabalho remoto e home office se tornaram muito populares. Mas você sabe se existe diferença entre eles?
Primeiro é imporante entender a definição de teletrabalho: segundo definição do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o teletrabalho, ou trabalho remoto, é a modalidade de trabalho realizada fora das dependências do empregador, com a utilização de recursos tecnológicos e que não se enquadram na ideia de trabalho externo como é o caso de motoristas, vendedores, jardineiros etc.
O teletrabalho nada mais é que o termo mais abrangente sobre o assunto, então, diante desse entendimento, o home office nada mais é que um teletrabalho realizado de casa. Também existem os teletrabalhos realizados de telecentros ou coworking e o teletrabalho móvel que é aquele realizado em locais como cafeterias, lanchonetes etc.
Este conteúdo ajudou você e sua empresa a entender melhor a legislação em relação aos benefícios flexíveis? Se você ainda tem dúvidas sobre como implementar o teletrabalho na sua empresa baixe agora o Guia do trabalho remoto: legislação, implementação e boas práticas.
Se o conteúdo desta matéria faz diferença para seus próximos projetos, saiba que o RH Estratégico tem tudo que você precisa para otimizar processos e alcançar melhores resultados.
Newsletter
RH Estratégico
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.